BOAS INTENÇÕES X PARADOXO

A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos lançou uma cartilha, que enfatiza o termo: "Politicamente Correto" expressão esta que dá o nome à citada publicação.Trata-se de um instrumento, que aparentemente,tem o intuito de debelar,ou pelo menos minimizar as mais aleivosas e explicitas formas de preconceito inerente de nosso povo.São louváveis as intenções do nobre secretário, porém, etimologicamente a palavra "politicamente",é original de "política" e politica vem do grego "polis" que quer dizer cidades é astúcia, a artimanha, a arte de governar uma cidade,um povo, ou uma nação.Más, em se tratando de política no Brasil,surge no mínimo um paradoxo.

Voltando às intenções do nobre secretário, sabemos que neste contexto o sentido de "correto" "e" correção,promover a integridade,fazer o certo, se expressar corretamente,existem alguns vícios de palavras e verbetes preconceituosos, que estão sorrateiramente incrustados em nossa língua portuguesa.É evidente que não podemos,e não devemos generalizar, quando falamos das atitudes incorretas da maioria de nossos políticos.É lógico que existe muita gente honesta e bem intencionada neste meio, em todas as esferas de governo no país,más não estamos falando de dois ou três, se usarmos matematicamente uma estatística coerente, veremos que está muito acima de metade mais um, no quesito politico incorreto.

Ai está a contradição ,quanto a ser "Politicamente Coreto" Não quero aqui usar os fins para justificar os meios, más como seria bom se pudêssemos viver e falar, "Politicamente Correto" no verdadeiro sentido desta frase,quem dera um dia pudesse pensar em nossos políticos, com orgulho e confiança porquanto hoje,isto é apenas uma grande utopia.

Infelizmente a instituição política em nosso pais, está falida e deteriorada, já há muitas décadas. É triste quando ouvimos alguém dizer em um programa de TV, a seguinte frase:"Se é correto não é político, se é político não é correto" política no Brasil virou sinônimo de chocarrices e... com licença da cartilha, quero aqui usar um termo nela definido como "politicamente incorreto" que é "palhaçada" no sentido de provocar gozações, sátiras e piadas, as mais diversas.Porém, palhaçada é arte,é cultura, é trabalho digno.Tem muita gente levando o pão para casa, e alimentando a família honestamente, com a profissão de palhaço.

(idal Coutinho)

IDAL COUTINHO
Enviado por IDAL COUTINHO em 01/07/2013
Reeditado em 01/07/2013
Código do texto: T4367214
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.