DO "TIJOLÃO AO AZULEJO"

O Brasil teve o seu primeiro celular em 1990 lançado em São Paulo e depois no Rio de Janeiro. Agora em 2013 são 73,7 milhões de aparelhos circulando. Isto que dizer; um terço dos brasileiros tem um celular.
O Motorola, PT-550 foi o primeiro celular comercializado no Brasil.(O tijolão)
Quando isto começou, eu ainda estava ativo como professor na Universidade. Logo, logo adquiri um “Tijolão”?!...ih... que fantástico!
Bem, agora posso ter um telefone dentro do meu carro. Posso comunicar com minha família e meus amigos quando eu quiser. Mas, logo,logo adotei à tecnologia. O telefone celular é uma extensão de meu corpo. Para qualquer momento, 24 horas ligado.
Mas os usuários não se sentiram muito bem com o “tijolão” pendurado na cintura, muito pesado. Assim, as indústrias de varias marcas foram adequando o seu tamanho, grossura, seu peso, designe e suas mil e umas funções dentro de uma caixinha cheia de inovações.O mundo ficou pequeno depois do celular.
Faca de dois gumes. Na rua, raras são as pessoas que não portam um celular, especialmente a juventude que faz questão de mostrar que têm um aparelhinho mágico e se sentem capazes de, através dele, arranjar uma namorada rapidinho e também ouvir músicas em MP-3. Mas, por outro lado, os patrocinadores do crime, encontraram uma arma de comunicação infalível. De dentro dos presídios de segurança máxima ou não, conseguem que alguém, do lado de fora,que dribla a vigilância e equipa os assassinos com estes aparelhos. A partir daí, disparam suas mensagens para o outro lado do muro aos seus comparsas dando ordens para eliminar, roubar, sequestrar, estuprar algum inocente do lado de fora. E por incrível que pareça, a segurança do povo fica em jogo. Hoje ele não sabe se fica trancado em casa, por segurança, ou deixa os bandidos agirem como querem do lado de fora. Mas, o número de usuários desta tecnologia continua crescendo assim como os aparelhos, independente de sua utilidade para o mal ou para o bem.