SINFONIA DAS CIDADES
 
Durante as 24 horas do dia e noite, dormindo, acordado, trabalhando, dirigindo, gripado, nervoso, matando alguém, ouvindo o choro do neném, abrindo ou fechando uma porta, comprando algo no supermarcado ou no “shopping”, tratando das aves no terreiro, participando de uma festa, conversando com alguém, numa reunião, nervoso, no Jogo de futebol do Maracanã, ouvindo o latido de um cão ao longe, o barulho de uma tempestade, o ronco dos trovões, as peruinhas de propaganda nas ruas, o apito do trem, etc...os seus ouvidos estão captando os ruídos e ondas sonoras em várias tons e melodias variadas, com graus de decibéis que podem variar de 50 a 120 dB.
Para que seu organismo possa estar em condições de relaxamento, o máximo que poderia suportar seria de 50 dB à noite e 60 dB de dia. Hoje, isto é lei.Acima destes valores, muita coisa pode acontecer: stress, insônia, nervosismo, taquicardia, agressividade sem limites e muito mais.(já houve agressão fatal por causa de sons muito altos em casas noturnas). Se você quer ficar livre disso tudo, fuja para sua casa de campo. Senta em sua varanda ou deite numa rede e vá ouvir os sons da natureza.
Vou te dar uma dica. Compre um lote na “Reserva Amary,” em Guarapari-ES, construa uma bela casa de campo e vá viver outra vida e livre-se de tudo isto...
Já imaginou esta parafernália de sons que entram pelos seus ouvidos todos os dias?
• Toc , Toc – Hmm -
• Ha Ha Ha!– Atchim! - Au! - Bang! –Buáá! – Clap! Cof, Cof!
• Grrr! Miau! –Nhac! Nhec !!– Oops! Tic-tac! Toclof! – ""
• Tchibum! –Zzz! – Splash Quack! –Blin Blong! –Beep!
• Muuu !)Arghn! / Urgh! –
• crash! Au Au! – Cócóricó! - Bii Bii -!
• smack !- UUUUL! - Ai!Ai, ai... Ah!
• Ah ah ah!– Argh! – Âo! –Ão ão! –Atchim! –Au Au! – Áuuuuu! -
• Bip!- Buáá! –Bumba! Clap! Cááá cárá cá! –
• Cábuuum! – Cá pum! – Chuác! - Crrác crrác ! -.crás! – Cri Cri Cri ! –
• Có coró cóóó –Crrrr –Ding Dong! –
• Glu gluuu gluuu ! –Gri gri gri ! – Hiin in in! – Grrr! – Mééé! –
• Miau! – Muuu! – Oops! – Pás! –Pi Piii ! – Plim plão! Plim plim! –
• Pumba Pam! –Pum! – Quá Quá quá ! –RaTimBum! – Ronrom! - rrrr – Ssssss! -
• Shhhhh! shiu! / Chiú! Splash! – Gobt Gobt! - Tique-taque! –Toque! –
• Trim triim ! – Trriim ! – Ui ! - Ui ui ! -Veee /Vvvv Zumba! –Aff's!- Burp! Chomp!