Sábado, o dia do descanso.

Olá meus caros 23 fiéis leitores e demais 36 que por aqui passam em busca de abrigo literário de vez em quando, eu adoro vocês, sabiam? Sério, adoro mesmo, não estou falando só para agradar, ser politicamente correto ou puxar o saco.

Adoro escrever e ver que passou alguém por aqui para dar um bisoiada e fazer uns comentários. E cada coisa mais bacana que escrevem aqui! Espero que gostem também do que eu falo quando comento os textos de vocês.

Buenas, são exatamente 17:19h na Groenlândia e eis-me aqui com vocês! Estive lendo sobre o sábado para esta crônica, uma crônica especial, pois estamos numa semana numericamente muito especial desse ano como quem leu minhas duas crônicas anteriores já sabe. Sábado, dia 17, só teremos esse em 2013!

---

SÁBADO, o sétimo dia da semana. O dia em que Deus, segundo o livro da Gênese, na BÍBLIA, "descansou", após concluir a criação. Agradeço a ele todos os dias pela oportunidade de estar aqui, esse mundo é muito legal, apesar de alguns problemas.

No Êxodo e no Levítico, o sábado como Dia do Senhor é ensinado. Eu comprei recentemente o livro do sociólogo italiano Domênico De Masi, O Ócio Criativo, que fala justamente sobre isso, do "descanso", mas não numa perspectiva religiosa, e sim científica, sociológica. Eu ainda não comecei a ler, mas sei por cima, a partir de uma resenha, que a tese dele é que a questão no futuro não será o trabalho, mas o "não-trabalho", a parte da vida em que a gente se dedicará em viver com qualidade de vida.

Voltando a Bíblia, ele é um livro muito legal de se ler, quando a gente olha para ele desapaixonadamente, sem sectarismos religiosos ou ateístas. Assim como é ler O Capital, do Marx, da mesma maneira, para além das paixões ideológicas e políticas. A Bíblia é um tremendo livro de história! Tem de tudo na Bíblia! Difícil ler a Bíblia, mesmo que criticamente, e não passar a acreditar em Deus, num ser superior, mesmo que não se tenha religião.

A Bíblia, O Capital e O Ócio Criativo abordam essa questão em parte de seu conteúdo; o último, até , de forma ampla.

---

O fundamento religioso cristão do sábado como dia de "descanso", conforme aparece nos primeiros versículos do segundo capítulo do livro GÊNESE, é controverso, pois em algumas bíblias pastorais, tanto católicas quanto evangélicas, menciona-se que o termo português mais certo para traduzir a palavra usada no original foi "descanso", mas que não é a que dá conta do significado exato da expressão, que não teria uma correspondência exata em nossa língua. Tanto é que, no versículo 3, está a expressão "consagrou" o sábado.

No versículo 10 do capítulo 20 do ÊXODO, fala-se novamente no sábado como "repouso em honra do Senhor", que "abençoou o dia de Sábado e o consagrou", conforme deus orientara Moisés no monte ao dar-lhe os Dez mandamentos. No LEVÍTICO, os três versículos dos capítulos 19 e 23 tratam da mesma coisa, do "repouso consagrado ao Senhor".

E esse sábado de consagração demonstra que tinha a utilidade de fazer os judeus pensarem bastante na época, consagrando esse dia ao Senhor mais para refletirem sobre sua prática de vida do que para descansar.

Pois vejam como era a coisa na época, a partir do relato contido nos 23 primeiros versículos do capítulo 18 do Levítico:

"Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus.

Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos.

Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor.

Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor.

Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez.

Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai.

A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás.

A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez.

A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás.

A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai.

A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe.

A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.

A nudez de tua nora não descobrirás: ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez.

A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.

A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parentas são; maldade é.

E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã, para fazê-la sua rival, descobrindo a sua nudez diante dela em sua vida.

E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez,

Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela.

E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.

Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;

Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é."

---

A coisa era séria, como podemos ver, os costumes durante o tempo de Egito estavam por demais "liberais", digamos assim, visto que "descobrir a nudez" era um eufemismo para sexo, palavra que aprece em outras traduções bíblicas. Incesto, pedofilia, zoofilia, etc.

Estamos falando de cerca de 1.250 AC. Moisés teve um trabalhão danado. Logo, o sábado devia ser consagrado mesmo a reflexão sobre a vontade do Senhor.

[E vemos ali que o homossexualismo já era uma prática desses tempos e, ainda mais, o menor dos "problemas" (nada contra, cada um na sua) dos judeus, se levarmos em conta a importância que nos dias de hoje os religiosas dão para a questão.]

---

Mas, de qualquer forma, o sábado como dia de repouso estava definido. MARX e DEMASI já não se referem especialmente ao sábado, mas o primeiro fala sobre a desalmada exploração dos trabalhadores na metade do século XIX no capítulo de O Capital que fala sobre a Jornada de Trabalho. Um inferno sem nenhum descanso, literalmente.

Já o segundo trabalha mesmo a ideia de que se vive mesmo é no período de "descanso", onde podemos exercer toda a nossa capacidade criadora, voltada para outros campos que não o profissional. E isso é qualidade de vida.

Ficou grande essa crônica!!! Mas, o que importa, é que o sábado é o dia para a gente descansar, ler e refletir. A quem chegou até aqui, por favor, responda: O que você fez e está fazendo nesse sábado?

------------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 17/08/2013
Reeditado em 17/08/2013
Código do texto: T4438949
Classificação de conteúdo: seguro