23, a crônica - III (Única e exclusiva em 2013)

Boa noite meus aros 23 fiéis leitores e demais 36 de uma passadinha literária esporádica. Em primeiro lugar desculpas por não estar aqui exatamente às 17h19min, mas foi uma ausência por motivos plenamente justificáveis.

Na primeira crônica que publiquei esse ano eu havia dito que em 2013 teríamos somente uma sexta 23. Justamente hoje! Uma data especialíssima, portanto, já que 23 é o nosso número!

O nome da crônica é "23, a crônica III", pois em 2012 tivemos duas Sextas 23 onde publiquei crônicas sobre o tema e, assim, a de hoje é uma retomada dessas anteriores, que foram a I e a II. Quem quiser pode procurar nos meus textos essas outras duas crônicas a que me refiro para conferir: na I eu falo sobre o filme 23 e umas coincidências numéricas em minha vida; na II, eu abordo o tal de Black Friday.

---

Não vou retomar esses assuntos de 2012, claro.

Assim, procurei umas CURIOSIDADES sobre o número "23" na WIKIPÉDIA:

@- "23 - O NÚMERO DA SORTE segundo os Maias, Egípcios, Mesopotâmios, e 23 alem de desambiguação significa o melhor número do mundo segundo os Incas."

Viram, além de dar sorte pra gente, o 23 era o número que dava sorte para alguns povos da antiguidade e, também, era o melhor número do mundo para os Incas! Buenas, não vou pesquisar aqui o porque de tais significados para esses povos (a crônica ficaria enorme!), um de vocês aí o faça, se estiver imbuído da "curiosidade epistemológica" da qual Paulo Freire falou em A Pedagogia da Autonomia. E comente aqui depois os resultados que encontrarem, tá. Interatividade é tudo!

@- "Europa: ANO 23 - O geógrafo grego ESTRABÃO publica Geografia, trabalho que cobre o mundo conhecido dos romanos e gregos ao tempo do imperador Augusto".

Vi esse mapa. Meio estranho ele. Não sei se pelo fato de Estrabão ser na verdade um cara "muito estrábico" ou se pelos parcos recursos técnicos da época. Afinal, era o ano 23 né pessoal! Faz só 2.000 anos que ele publicou o mapa!

@- "23 é o vigésimo quarto álbum de estúdio do cantor brasileiro JORGE BEN JOR. Foi lançado em LP em 1993".

Bom gente, assim como não sei porque o Jorge Ben trocou o nome, não sei também porque ele chamou de 23 o seu 24° álbum. Só sei que a canção "Engenho de dentro" é desse disco.

@- "De acordo com o PARADOXO DO ANIVERSÁRIO, em um grupo de 23 (ou mais) pessoas escolhidas aleatoriamente, existe mais de 50% de chance de 2 delas fazerem aniversário no mesmo dia".

Isso quer dizer que, além de mim, um de meus caros 23 fiéis leitores também deve fazer aniversário dia 13 de junho. Alguém aí faz?

@- "A TERRA está inclinada a 23,5°, sendo que 5= 2+3".

Viram pessoal, estamos afinados com o "esquadro" natural terrestre!

@- "As CÉLULAS HUMANAS são formadas por 23 pares de cromossomos".

Além de afinados com o esquadro terrestre, estamos de acordo com a nossa essência biológica mais básica! Êta nós!

@- "23 é o maior número inteiro de horas na indicação de tempo de um dia".

Uau, realmente meus caros 23 fiéis leitores, estamos com tudo!

Para finalizar, lembrem que 2 e 3 são, respectivamente, o primeiro e segundo números de 2013. Ano mais coincidente para nós, agora, só em 2023!

------------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 23/08/2013
Reeditado em 23/08/2013
Código do texto: T4448762
Classificação de conteúdo: seguro