TEMPO REAL E EMOCIONAL


O tempo exerce uma grande influência em nossa vida e às vezes ele é contado, medido, cronometrado de forma diferente. Existem situações em que ele se torna senhor.
É valioso observarmos que há semanas e meses que parecem durar anos, como também há anos que aparentemente passam tão rápido como se fossem dias. Estamos falando de tempo real e tempo emocional.
Dentro deste contexto não é muito dizer que paixões poderiam ter sido eternas, mas não foram; amizades que passaram tão rapidamente e muitas delas até despercebidas, apesar do calendário nos mostrar que ficaram anos em nossas agendas.
Quantos amores não desenvolvidos, beijos não dados, que ainda podem gerar um desfecho prazeroso.
Durante décadas desenvolvemos trabalhos que a nossa memória, por prazer profissional, considera como se fossem semanas. Quantas tristezas nos invadiram o coração e nos paralisaram por vários meses, mas que depois de resolvidas as questões difíceis, a lembrança delas não gastamos nem horas.
Considerando o tempo e sua influência, descobrimos que há uma dependência nossa do fator emocional. Vejamos alguns eventos que fazem parte do nosso viver, que marcam e duram: o casamento, o nascimento dos filhos, a viagem inesquecível, a alegria de realização de um sonho, a morte de um parente próximo. Todos eles têm uma duração que bem nos mostra a significação da palavra “eternidade”. Já viajamos pelos mesmos lugares gastando o mesmo tempo, mas às vezes, fazendo o mesmo percurso, em circunstâncias diferentes, não percebemos a diferença entre as distâncias ou a demora, em face o estado emocional do momento. Por exemplo, as condições de viagem e a companhia.
O relógio emocional bate com freqüência diferente do tempo real. Conhecemos o tempo real e não podemos esticá-lo, enquanto em relação ao tempo emocional podemos mantê-lo através de nossas emoções, nossas lembranças. Através dele continuamos a mostrar o verdadeiro tempo do mundo. Em nossa viagem existencial é imprescindível a aplicação do tempo emocional.
A vida pode mudar em um instante. Podemos fazer planos e imaginar nosso futuro. Mas ao acordarmos de manhã, esquecemos que esse futuro pode se alterar em um piscar de olhos. Esquecemos que podemos perder o emprego, sofrer uma doença, cruzar com um motorista embriagado e outras mil coisas.
Por isso, entre as tantas coisas que nos tomam as horas todos os dias, não esqueçamos de eleger um tempo para umas férias, passar um dia festivo com a família. Um tempo para estar com as crianças, brincar com elas, participar de uma festa na escola e, naturalmente, guardar também um tempo para cultivar amizades.
Em relação ao tempo é bom pensar especialmente na necessidade de desacelerar. Viver cada momento desfrutando do prazer que se tem de estar viva, com saúde, amando, sonhando... acreditando que dias melhores sempre virão mais cedo ou mais tarde. E tomara que seja mais cedo.
O tema me inquieta muito, a aceleração do tempo provocada pela máquina e como isso tem afetado as nossas vidas.
Você pode usar, tanto o seu tempo real como o tempo emocional para praticar uma importante ação. Aí sim, você pode ver surgir n... situações. Quando isso acontece, você descobre com surpresa, o valor verdadeiro de ambos os tempos.