O SER ADOLESCENTE DO PASSADO!!!

“O SER ADOLESCENTE DO PASSADO!!!

No Brasil, onde a adolescência começa culturalmente aos 13 anos de idade posso garantir, por experiência própria, que esses alunos marcaram sua fase de transição com um comportamento humano privilegiado e com características e competência que os conduziram a assumirem os seus deveres e papeis sociais dentro e fora da escola , nos anos 80, com disciplina e respeito.

Mostrando e dando ao mundo, um exemplo de caráter instintivo do conhecimento humano do tempo vivido , bem como os limites de seus comportamentos sociais, religiosos, éticos, morais, familiares moldaram sua passagem nas forças das pulsões de sua formação humana aos ensinamentos trazido de casa...

Nesse contexto, todos os professores do passado como os alunos apontam para um sentimento de adolescência como fase de liberdade e de descobertas, buscando pistas que construíram para uma prática pedagógica mais eficaz e respeitosa...

Havendo sempre por parte desses alunos, um sentimento para com a escola na qual estavam inseridos de felicidade, de respeito, de ser um aluno visto por todos integralmente, ou seja, com satisfação.

A escola dos sonhos assume, para muitos, característica da escola em que estudam e que por isso merecem ser vista como um exemplo de boa conduta.

Como um divisor d’água é essencial que houvesse na relação “ensinar-aprender” uma afetividade do aluno como uma dimensão inseparável, indissociável da inteligência como clareza da própria afetividade do educador...

Será que a conotação de “ser adolescente do passado”, assunto amplamente discutido e comentado nos dias atuais, era a mesma para mim nos dias de hoje???

Bem, vos respondo que foram momentos gratificantes, que busco no “baú das recordações”, momentos mais bonitos e significativos de minha vida na escolha da profissão de professora e, que em todo o meu trajeto profissional fiz sempre reflexões na pratica docente, ligando a infância e a vida adulta como período de transição no tempo da vida humana...

Porque, ainda que haja varias diversidades de comportamentos humanos nos dias atuais há um aspecto relevante do perfil do adolescente que esta relacionada à percepção de si mesmo, de sua autoestima, de sua imagem que me leva a acreditar e ter esperança no significado maior de transformação, onde os jovens de hoje são o futuro de qualquer sociedade.

O professor, que reflete sobre esta problemática pode contribuir para minimizar essas diferenças sociais, valorizando a realidade de cada aluno e respeitando a individualidade de cada aluno para que os traços afetivos ocorram e enriqueça o papel de qualificação a mão de obra do PROFESSOR!!!

POR QUE:

__O SER PROFESSOR deve ser motivo de orgulho pela escolha da profissão...

__ O SER PROFESSOR é acreditar no desempenho dos seus alunos...

__ O SER PROFESSOR é medir o conhecimento como interação nas relações e nas trocas de saberes num clima favorável a ambos...

__ O SER PROFESSOR é ter a capacidade de permitir ao educando outra realidade...

__O SER PROFESSOR é ter consciência do seu papel, como mediador de transformação do cidadão!!!

(Solange Gomes da Fonseca)

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 15/10/2013
Código do texto: T4526039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.