Frida Kahlo, Neuza Ladeira( I )
 Clevane pessoa de A.Lopes
.

Na semana passada, estive em casa de Neuza Ladeira, poeta e pintora,onde cacatuas , periquitos e galináceas garnizés fazem pose.A femeazinha de um destes chama-se Frida Khalo e posou para minha câmara sem constrangimentos.
Casa de artista...Coisas de artista...

Neuza Ladeira expõe sua nova e bela fase de produção artística no "Maria da Fé", um bar amplo e simpático na Pampulha, perto do Mineirinho...Pelas paredes, estáticos, os quadros no entanto, parcem ter movimento próprio.Cheios de vida e símbolos oníricos.As figuras humanas são metáforas de várias situações e sentimentos, talvez e ainda, reflexos de suas palavras poéticas.
Há flores e mais flores.Pano de fundo.Abrandamento.Vergel a tapetear a figura humana em destaque.É uma pungência de pétalas e sépalas e folhas.

Neuza gosta do gouache.De sua textura.Da rapidez da secagem, que não alimenta a fome da ansiedade.Pinta e pronto.Às vezes, é tomada de febres criativas, muitas delas, regidas pelos ventos das três fúrias.Para ilustrar seu próprio livro, OS COMEDORES DE SONHOS, quadriculou um grande papel e fez muitas obras de uma vez só, unidas pela mesma linha.Bicho-da-seda:em casulo de incógnitas.

Mas "Quarto de dormir, Quarto de Pensar", terá uma doce capa em tons pastéis, com o duplo da essência feminina em destaque e floração.Allez Pessoa não quer fragmentar a magia da criação e coloca ,inteiro, o quadro.Ela gosta.Chega de fragmantações não consentidas de verdade.Permitidas por contigências.Chega.


A poetisa é prolífera e logo depois de Os Comedores de Sonho, no prelo, escreveu "Quarto de dormir, Quarto de pensar", onde sua alma feminina se agita e também descansa (há poesias desse novo trabalho, aqui no blog).

Neuza Ladeira precisa mais :ser re/descoberta .Visitem...Leiam...é uma grande artista e uma grande poetisa.

Estivemos lá,no "Maria da Fé", Sueli Silva,Ricardo Evangelista, Marco Llobus e eu.Hoje, tínhamos de gravar, na Lagoa do Nado, as entrevistas da série "Clevane pessoa entre pessoas", que a Rede Catitu encampa.Contarei tudo assim que as fotografias puderem ilustrar meu texto.E mesmo assim , lá estávamos , para prestigiar a amiga querida.

Vozes de conversas distantes e alienadas na fresca noite belorizontina.Nas paredes, os quadros, em silêncio, urravam ,cantavam e reclamavam por maior atenção.

Pessoas outras iam lá dentro e retornavam em estado de graça.

De vez em quando, o olhar da dona ia derramar-se e acalmar as criações.Mostrava a mostra, mostra-dor-a de beleza absoluta.Vestida de negro,saia com rasgos coloridos aqui e ali,está elegante e misteriosa. Pequeno pássaro tantas vezes incompreendido, de longe, lembrava Edith Piaf.

Vem à nossa mesa e nós e nós lhe entregamos as prendas do afeto que lhe trouxemos de Montevidéu.Sueli e Ricardo lhe entregam um CD e também a azulinha,chave do in/consciente plenificado de palavras e cores.Eu lhe entrego uma pássara de madeira pintada.Ela a abre e nos conta o que ali vai guardar.

Marco Llobus revela que lhe comprou um quadro.
Hienas soluçam de inveja emm plagas distanciadas..Os chegados ao seu coração,a ninam.A mimam.A escutam.Trocas e somas.Pomares de outono.

Conosco, sua inteligência é rasgante e transcendental ao mesmo tempo.As mãos de nossas almas, as dos amigos sinceros, ficaram inchadas de tanto que a aplaudíamos, mesmo em silêncio.Mesmo que não soubesse...


Clevane Pessoa de Araújo, 22 de abril de 2007,Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Consulesa de poetas del mundo, ZC, em belo horizonte Minas gerais.

Poeta Honoris Causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.
_________________________________________________