Mulher, Produto de Cama e Mesa (?)
Por Carlos Sena



Não se assuste, mas ainda continua sendo assim com boa parte das mulheres. Mulher Melão. Mulher Melancia. Mulher Jabuticaba. Mulher... Abacaxi, eis outra mulher. Diferente do fruto doce e saboroso do abacaxi, mulher com esse nome denigre a mulher que queremos livre, amando-se e amando, trabalhando, e, como cidadã consciente, escolhendo pelo voto os governantes da nação. Mulher Abacaxi tem dentro de si a casca grossa da futilidade, o caule espinhoso da falta de compostura que lhes conduz a uma moral duvidosa e uma ética fraca que se desonera com a primeira cantada de um homem. No rol dessas imperfeições de caráter ou talvez desse modo duvidoso de ser mulher, estabelecem-se as principais características da atual mulher Abacaxi. Grosso modo, essa pode ser a antítese da mulher que, a duras penas, enfrentou o mundo machista e rompeu com boa parte dos preconceitos lhe impostos. A mulher de quem o mundo se orgulha é aquela que descobriu que sua auto-estima não tem preço; que o mundo não tem mais lugar para discriminação, independente de ser mulher; que não há mais lugar para as mulheres "Amélia". Descobriu, acima de tudo, que o trabalho da mulher é tão digno quanto o do homem e que essa história de bater em mulher acabou. Descobriu, não obstante, que pode amar e ser amada e, se no amor houver separação, sabe continuar a vida e refazê-la, se for o caso, com muita dignidade. Percebe-se, pois, que estamos falando da mulher MULHER. Sem rótulos, nem ilação com a futilidade das mulheres-fruta tão em moda no seio da sociedade que passou boa parte do tempo dançando na "boquinha da garrafa" bem na lógica da mulher de cama e mesa. Mais da cama do que da mesa. 
Neste 8 de março há o que comemorar com as mulheres que sabem se amar. Que não apanham de homens sem os denunciar a policia. Que tem estabilidade financeira e que, se for o caso viram "pai e mãe" (pãe) para seus filhos mas, não se submetem a viver com homens que lhes tratam como escravas. Que dão um duro danado para trabalhar, criar os filhos, cuidar da vida conjugal, ou, sendo sozinhas, descobrir-se feliz por nada. Porque a felicidade dos seres humanos não pode ser dependente de outrem, mas da auto-estima de cada pessoa. Mulher ABACAXI? Prefiro as mulheres MULHERES!