História de Cupim. 
Por Carlos Sena



Tem coisas na história do mundo que a gente engole porque não tem muito o que fazer. A história da arca de Noé é uma delas. Outra é a de Champollion com a  questão dos hieróglifos. O Santo Sudário nos conduz a outra história cheia de "nevoeiros", assim como o atual modelo da imagem de Jesus: olhos azuis, de cor branca, cabelos longos, nariz afilado, bem mais pra modelo fotográfico do que para líder religioso, etc. Por que não um negro? Há outras e outras histórias misteriosas no meio do tempo, mas, agora gostaria de me deter na história da Arca de Noé. Sempre ouvi dizer que ele, Noé, reuniu em sua arca todos os bichos da terra no sentido de que, quando o dilúvio terminasse, a terra seria novamente povoada. Segundo dizem, todos os bichos, aos pares, foram colocados lá dentro para depois reproduzirem. O homem também, certamente lá foi colocado. O que, afinal, me encafifa nessa história meio estória? A questão dos cupins! Considerando que a história foi verdadeira, como foi que Noé conseguiu colocar os cupins na arca se a mesma era de madeira? Ou, sendo o cupim uma peste tão ruim  será que nem precisou colocar lá dentro e ele sobreviveu fora da arca? Prefiro, nesse caso, acreditar na história meio histérica. Sendo assim, certamente Noé construiu sua arca com madeira de lei - aquela que, segundo a canção, é madeira de lei que cupim não rói. Mas, se o cupim não podia roer, como sobreviveu ao dilúvio? Talvez, sendo o cupim meio apaixonado por pau, tenha escolhido, entre os humanos, outro tipo de pau para comer... Afinal, o que dá pra rir dá pra chorar.