Falar ou Calar ?
   Como tudo na vida, podemos separar pessoas, coisas ou tudo o que existe  em duas ou mais classes.
      Pertecentemos, aqui e ali, a esta ou aquela categoria.
     Por exemplo: calado é aquele que, obviamente, não fala. Mas por que?
                                           Tem medo do som de sua própria voz.
                                            É tímido.
                                            Ou simplesmente não aprendeu a falar.
      E o falante ?
      Falante é aquele que emite sons.
      Mas emite sons para que ?
                                             São verdadeiros.
                                             Reais.
                                             Ou simplesmente porque aprendeu a falar.
      Ficamos, portanto, presos a dois aspectos básicos da comunicação: EMISSÃO E OMISSÃO.
        Emissão de que ?
                                             Sonora.
                                             Visual.
                                              Gestual. 
        Omissão de que ?
                                              Vida.
                                               Emoção.
                                               Verdade,
         Sabemos que o homem é o único animal que fala; que fala e que ri.
         Entretanto, o homem, singular detentos de privilegiadas faculdades, tem sabido, ao longo de sua trajetória humana, usar adequadamente  estes dons exclusivos de sua espécie ?
         Tem ele se comunicado à altura de suas verdades ?
         Tem ele, sensível que é, comunicado as suas emoções ?
         
          No discurso humano, ruídos diferentes têm significados diferentes. Estudar a coordenação de certos ruídos com certos significados equivale a estudar linguagem. Essa coordenação torna possível ao homem uma ação recíproca de grande precisão. Por exemplo, quando damos a alguém o endereço de uma casa que ele nunca viu, isto é uma coisa que nenhum animal poderia fazer.
                                                "Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que  
                                                 os homens disserem hão de dar conta no dia  do                                                    Juízo. Porque por tuas palavras serás justificado,
                                                 e por tuas palavras serás condenado".

                                                           Roberto Gonçalves   
                                                      Escritor           
                                                                                                                                                                                                                 
                                                 
RG
Enviado por RG em 18/03/2014
Reeditado em 20/07/2016
Código do texto: T4733822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.