Semana Santa

Olá meus caros 23 fiéis leitores e demais 26 de quando em vez, um a grande abraço e uma feliz Páscoa para todos, com Deus e Jesus no coração.

O único feriado religioso que eu cumpro é a Páscoa, mais precisamente a Semana Santa. De Domingo de Ramos ao Domingo der Páscoa não bebo álcool e me concentro em leituras e estudos da Bíblia. Aprecio muito fazer isso. Natal eu curto mais como festa de família, pois é uma data convencionada. A Páscoa é uma data histórica, tem referência precisa na Bíblia.

Costumo ler os evangelhos sinóticos, Mateus, Marcos e Lucas, atendo-me à leitura do que ocorreu em cada dia da Semana Santa no dia respectivo em que leio. Reflito sobre o que está escrito em cada dia. Dou sempre, claro, uma relida na origem da Páscoa no Êxodo do Antigo Testamento, geralmente no Domingo de Ramos. Fico conectado ao fenômeno da religiosidade cristã.

Na segunda-feira, dia que Jesus expulsou os vendilhões do templo, conforme Marcos, minha sogra queria comprar uma Bíblia, pois a sua atual estava inadequada devido ao tamanho das letras. Ela é evangélica. Fui na livraria e comprei uma bem legal pra ela, com letras em tamanho grande, tradução do João Ferreira de Almeida.

Hoje, meu sogro, que por coincidência é pescador e se chama Pedro, fez o tradicional almoço com peixe da Sexta-feira Santa pra gente.

Sei que essa tradição está ultrapassada hoje em dia e não encerra mais o sentido da penitência, mas mesmo assim é gostoso ver a família reunida na data e atribuindo uma tradição religiosa à mesma. Minhas penitências são dirigidas à outros pequenos luxos do dia a dia. Como o que já citei acima: não tomar chopp aos finais de tarde, por exemplo. Todavia, é o estudo o que acho mais importante na Semana Santa, pois o que importa é a conduta da gente no ano inteiro.

Depois do almoço, sentado à sombra das árvores no pátio da casa de meu sogro, fiquei a conversar com meu cunhado mais novo, tem 25 anos ele. Falando de religião e outras coisas, lá pelas tantas ele, que é assinante da revista Playboy, disse que tinha uma entrevista com o pastor Marcos Feliciano na revista. Pensei: vou ler. Antes de vir pra cá escrever, é o que eu estava fazendo.

Na capa uma moça. Não lembro agora o seu primeiro nome, mas era a Fulana Potência. Vejam só, eu, na Semana Santa, lendo o Pastor Feliciano na Playboy, com a Potência na capa. Interessante a entrevista dele. Quanto à nudez na revista ser algo inadequado para uma reflexão de um dia como hoje, pensei: ora, a nudez é algo natural e o olhar com o qual o sujeito se dirige a ela é o que conta nas reais intenções do mesmo. E meu objetivo não era a Potência, mas o Feliciano.

Outra coisa é o tal ovo de Páscoa (?): ovo de chocolate de coelho que não põe ovo! Acho isso nada a ver, o sentido da festa é outro. Mas comprei um pra Louise e outro pro Toninho Jr pois, como eles entendem o significado da Semana Santa, achei que, como acessório, o agrado seria bem vindo, como foi. Aliás, nada contra os chocolates e os coelhos, quando esse não se tornam o símbolo principal.

Na verdade a gente fica com a cabeça voltada para tantas coisas que quase perde o sentido de tudo, que, para mim, é quando Jesus ensina, respondendo aos fariseus sobre quais os mandamentos mais importantes: amar a Deus e ao próximo. Tendo isso firme no coração e nas ações cotidianas, tudo o mais se torna acessório.

Mais uma vez desejo feliz Semana Santa e Páscoa para todos.

------------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Em 2014 talvez eu dê um jeito nisso... Mas acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 18 de outubro.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 18/04/2014
Código do texto: T4773991
Classificação de conteúdo: seguro