SER MÃE

Entre os muitos dons da vida, existe um cuja grandeza é sem par. É o dom de ser mãe. É singular e muito nobre trazer ao mundo um outro ser. Dom único, outorgado por Deus somente à mulher. Assim, ela tem uma efetiva participação no plano divino, que é o de participar do milagre da vida!
Ser mãe é a partir de a concepção, estar presente do desenvolvimento lento e gradativo do pequenino ser que vai sendo formado no seu ventre, cada dia sentindo uma sensação nova que vai tomando conta do seu mundo fazendo dela mais mulher. Essa mãe sonha todos os dias com o nascimento do seu bebê para o grande e especial momento de apertá-lo em seus braços. É um momento sem igual contemplar orgulhosamente uma vida que saiu de suas entranhas e que de agora em diante sua responsabilidade é tamanha. A partir daí, uma série de surpresas passam a acontecer. Tudo são alegrias e felicidade que fazem esquecer as angústias de noites mal dormidas e quantas dores sentidas! Essas alegrias e dores são também divididas com os familiares e amigos que realmente consideram e preocupam, enfim, aqueles que, direta ou indiretamente fazem parte do seu relacionamento.
Para ser mãe não existem estudos preparatórios e nem diplomas com esse título. Sua maior característica é o amor. Amor que é incondicional, jamais visto e sentido.
Alguém já disse que a criança é carregada no útero da mãe durante nove meses, contudo, é importante lembrar que ela é carregada eternamente, em seu coração. Dizem também que a mãe pára de preocupar com os filhos depois que eles casam. Também essa afirmativa deve ser reconsiderada porquanto com os filhos casados, a mãe adquire novos filhos (genros e noras) para estarem igualmente em seu coração.
Pensam alguns que o trabalho da mãe está encerrado quando a última criança sai de casa. Por certo esses pensadores nunca tiveram e nem pensaram na existência dos netos.
Ser mãe não é apenas dar à luz, mas aquela que participa da vida, de toda a vida de seus filhos enquanto estes viverem.
Ser mãe, verdadeiramente, não é fácil, mas é gratificante, dá prazer e alegria. Ela protege seu filho de tudo e de todos. Sabe disciplinar, dar o beijo e afagar. Faz tudo pelo filho com esmero, inclusive dando o colo na hora do desespero.
Ser mãe é ser guerreira, forte e determinada, não se deixando paralisar na estrada. É cem por cento dedicada, não importando seu enfado, seu humor, qualquer que seja seu estado.
Ser mãe é educar, uma das coisas bonitas e forma de demonstrar amor. É formar, ajudar a crescer, respeitar, orientar, dar liberdade e também impor limites com siso. Dar a mão e retirá-la quando for preciso. A educação é um desafio e ato de coragem, pois precisam de paradigmas, orientações seguras e definidas.
Por muito tempo os pais são a bússola de seus filhos. Assim, é preciso que tenham consciência que direção está sendo dada. Desenvolver paciência e generosidade sem limites incorporando o amor incondicional, com os quais os filhos aprendem as relações respeitosas, direitos e deveres, relações honestas e amorosas.
Ser mãe é ser luz que conduz. Em nossos dias cada vez mais essa necessidade é crescente, pois vivemos num mundo carente de princípios, de autenticidade e referências sólidas, para que os filhos não sofram influências mórbidas.
Embora triste a situação, vemos grandes exemplos ao contemplarmos o quadro vivo de mães lutando por seus filhos excepcionais. Elas muitas vezes se mostram fatigadas, mas serenas, por sentirem resignadas diante da realidade de seus filhos de várias formas mutilados, tortos e mancos. Creio que no íntimo elas não vêem seus defeitos. No seu coração eles são perfeitos. Todavia, não podem fugir do mundo real. Suas muitas preocupações trazem mais rapidamente rugas no rosto e fios de cabelos brancos. Estes sinais refletem as mudanças orgânicas, as quais estão fora de seus controles e a vida vai aos solavancos. Mas diante de suas experiências não se desesperam, continuam confiando no grande amor do Pai, de quem recebe todos os dias a provisão de suas necessidades através de vidas preciosas, instrumentos que Ele mesmo usa.
Ser mãe é estar também em cada instante intercedendo junto a Deus pela vida de seus filhos.
Que todos os filhos reconheçam esse grande amor. Amor que supera circunstâncias com alegria no coração e demonstrando a Deus eterna gratidão.
Mães e filhos todos sabem que se amam. É importante declarar esse amor. É sempre necessário e valioso dizer: “Eu te amo”.