“COXINHAS”

Ninguém sabe ao certo como, nem onde nasceu a expressão “coxinha” para designar certos tipos de pessoas que passeiam por nossa atual sociedade. Mas o fato é que o termo se tornou um fenômeno. São os novos “mauricinhos”, os “engomadinhos”, que tem suas gírias peculiares e seu modo de vestir diferenciado. Alguns afirmam que o termo surgiu por causa das coxas brancas dos caras que tomam sol de bermudas, aqueles arrumadinhos até para irem à praia. Entre as muitas versões para a palavra, a verdade é que ela passou a designar, nas redes sociais, os atuais “playboys” brasileiros. As mulheres desta nova categoria tão em moda são chamadas carinhosamente de “coxetes”. Eles amam publicar fotos da academia nas redes sociais e sentem uma necessidade enorme de cultivar a aparência. Os “coxinhas” são alvos frequentes de piadas na Internet. Há os que odeiam serem chamados assim, e há os que se orgulham, ou aqueles que simplesmente nem ligam. A maioria esmagadora mora em condomínios fechados com segurança máxima, põem seus celulares caríssimos no seguro e blindam seus carros, geralmente os mais caros do mercado – às vezes pagos em setenta e duas prestações, mas eles compram só para manter o “status” . Ou fazem longas viagens só para tirarem fotos em lugares da moda e postarem nas redes sociais. Têm habitualmente um caráter individualista. Gostam de tirar fotos com garrafas de whisky nas mãos e colocam as mais variadas legendas, próprias de sua linguagem: “top”, “tenso”, “house party”, entre muitas outras. Já foi criado na Internet até mesmo um dicionário “Coxês-Português” para tentar definir os termos usados por eles. Mas, ser um “coxinha” está virando um comportamento de massa, algo muito comum atualmente. Enfim, definir é difícil, mas identificar é fácil. E você, conhece algum “coxinha”? Conhece vários? É um deles? Pretende se tornar? Tem simpatia por eles? Tem raiva deles? Então, por favor... responda!