Inverno gaúcho ....

O mês de agosto de 2013, ficará na lembrança de todos os gaúchos, pela suas intempéries climáticas. Um breve período de clima ameno, agradável, na segunda quinzena do mês, seguido de dias de frio intenso e chuvas torrenciais. Estamos nos aproximando do final do mês e choveu em três dias, o percentual considerado para o mês inteiro. Em regiões ribeirinhas e vários municípios gaúchos e catarinenses, houve alagamentos e famílias tiveram que, ou sair de barco de suas casas, ou ser retiradas pelo Poder Público e levadas para Ginásios de Esportes ou similares,à busca de um aconchego, alimentos, teto, numa situação de calamidade. Junto, um frio intenso, com previsões de neve na serra. São situações inevitáveis no inverno do sul, para quem mora em locais de risco, próximas à riachos, rios ou morros. Muitas vezes, o escoamento das águas pluviais não vence a vazão e vão levando o que vem pela frente. Já geou muito, nevou, ventou, caiu granizo, causando prejuízo às lavouras e árvores frutíferas que causará prejuízos na economia do Sul do País. Bom, somente para os aposentados que podem ficar dentro de suas casas e curtir um fogão à lenha, preparar uma comida gostosa, dormir. Bom mesmo para quem mora em casas seguras, onde o excesso de chuva não trás insegurança ou medo. Ruim para as pessoas que trabalham e dependem de viagens, enfrentando situações de risco nas rodovias mal sinalizadas e deslizantes. Ruim para as crianças que tem que sair de casa mal agasalhadas, para as Escolas. Péssimo para as famílias que não tem onde se socorrer, fugindo de suas casas, abandonando o que construíram durante a vida. São as variações do clima do Sul, transtornando e trazendo prejuízos à saúde, sociais e econômicos.

lumah
Enviado por lumah em 26/06/2014
Código do texto: T4859728
Classificação de conteúdo: seguro