Ora Bolas. 
Por Carlos Sena 



Futebol é um esporte e, como tal, devemos analisar. Da mesma forma que não se morre de véspera, não se ganha por antecipação. Se dois times entram em campo três alternativas estão postas: ou se ganha ou se perde ou se empata. Futebol leva uma vantagem sobre a vida: na vida ou se perde ou se ganha, pois ela não se permite a empates. Ou não? 
Prefiro a vida ensimesmada de surpresas, qual um jogo de futebol. Por isso, melhor ser vencedor na vida do que ser perdedor na morte. Porque tudo termina sendo uma questão de sorte, qual as flores: uma enfeitam a vida e outras a morte. 
Do espetáculo da vida alcançar a plenitude é marcar um gol de placa. Do espetáculo do futebol não marcar um gol é apenas uma questão de escore. Na vida, não se escora o amor, nem o desejo, nem o tempo. Porque perde no futebol da vida quem não sabe chutar problemas, embroglios; também perde quem leva a vida na banheira, em of side esperando a bola chegar sem esforço nenhum para a glória. 
Por isso, vençamos na vida porque as suas regras são estabelecidas em cada gesto nobre que tenhamos, em cada perdão que permitamos, em cada compreensão que tenhamos com o nosso próximo. Essa é, digamos assim, a copa do mundo e da fraternidade. 
Se perdemos a copa de futebol? Perdemos, e daí? Ora bolas.