Dia dos pais

Boa tarde caros 23 fiéis leitores e demais 36 de quando em vez. Dia dos Pais eu passo sempre com meu pai, o velho Simão Bacamarte III.

Já falei que sou descendente, pelo lado paterno da família, do grande alienista Simão Bacamarte, meu bisavô, retratado caricatamente por Machado de Assis no famoso conto O Alienista, publicado entre 1881 e 1882 no jornal carioca A Estação?

Pois é, papai é o terceiro Simão da família. Mas como mamãe queria porque queira que eu tivesse o nome do meu bisavô materno, o igualmente grande Antônio Conselheiro, o Messias do Belo Monte, eu escapei de ser o Simão Bacamarte IV. Coisas de linhagem, nossa família vive entre a fé e a razão, a religião e a ciência.

Meu pai está com 80 anos e é aquele tipo de velho que peida na minha frente e depois fica rindo na minha cara. Se eu reclamo, tasca:

- Tu és meu filho, se eu não tiver intimidade pra peidar na tua frente, na frente de quem eu peidarei?

Se insisto na reclamação, ele arremata:

- Eu não reclamava quando trocava as tuas fraldas cagadas para ajudar tua mãe, seu trupício.

"Trupício", é assim que o velho Simão me chama até hoje, desde que eu era pequeno:

- Se tu não posse mais um trupício, eu te chamaria de estrupício, ou seja, um ex-trupício. Mas tu ainda és um trupício.

Ele acha graça. Eu não. Só de sacanagem, depois que ele fez 65 anos, eu o apelidei de Vasco da Gama. Ele me perguntou desconfiado:

- Por quê?

- Porque tu já dobrou o Cabo da Boa Esperança.

Foi a vez dele não achar graça e eu rir.

Todavia eu e meu pai nos damos bem, mesmo entre flatulências e apelidos jocosos.

Estou escrevendo sobre ele por domingo ser o Dia dos Pais, óbvio, e por eu estar procurando algo para dar pra ele.

Enquanto faço isso, penso no que o Toninho Jr vai comprar pra mim, com o dinheiro da Louise. Claro, porque os meus cartões de crédito eu escondi todos, pois o Toninho é o tipo de guri bem capaz de pegar um deles escondido para comprar uma coisa bem cara pra mim, pra eu mesmo pagar. Então eu deixo a Louise como única alternativa monetária para ele. Que seja uma cueca de balaio de dez pila que ele me dê, mas não vai ser com o meu $.

Mas o legal é que, domingo, todos os Bacamarte macho vão almoçar juntos (a Louise vai pra casa do pai dela), e eu agradeço a Deus por essa benção.

UM FELIZ DIA DOS PAIS PARA TODOS OS LEITORES E COLEGAS DO RECANTO DAS LETRAS!

--- ---

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Em 2014 talvez eu dê um jeito nisso... Mas acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 08/08/2014
Reeditado em 08/08/2014
Código do texto: T4914924
Classificação de conteúdo: seguro