Os pavões misteriosos da música pop brasileira

André Barcinski e Guilherme Arantes estiveram conversando na sexta-feira, 01 de Agosto na Casa Folha na FLIP, para o lançamento do livro de André: “Pavões Misteriosos: 1974-1983: a Explosão da Música Pop no Brasil”. A palestra teve a mediação do jornalista Ivan Finotti, com várias perguntas sobre este período efervescente da música brasileira. Ivan foi mais longe ao marcar a importância desta explosão musical para a formação cultural ajudando na própria construção do país na época de chumbo da ditadura.

Entre uma pergunta e outra, a Casa Folha, totalmente lotada (além de contar com um público atento do lado de fora na rua), Guilherme cantou para os participantes trechos de composições da sua vasta obra musical. O cantor cantou a capela, sucessos como: “Planeta Água”, “Cheia de Charme”, “Amanhã”; empolgando o público, que o aplaudiu efusivamente!

O livro de André Barcinski relata um período em que a música jovem dominou o país, pouco estudado, escrito e documentado esse tempo ´fértil de criatividade da música popular brasileira, com inicio em 1974 até meados de 1983. De Secos & Molhados a "Menina Veneno", do Ritchie, prenúncio da onda do rock nacional, o chamado Brock.

Guilherme contou muitas histórias vivenciadas por ele nesta época, o publico presente ouviu relatos de André (ele, entrevistou muitos cantores, compositores, músicos) para escrever o livro. Considero Guilherme Arantes um dos mais completos músicos da nossa MPB (compositor, letrista, instrumentista) um gênio a margem da mídia brasileira da atualidade!.

Guilherme Arantes disse que o Brasil precisa de um candidato professor, não um de Sorbonne, também, criticou a febre dos reality shows, coisa de "sociedade doente". Aplausos e mais aplausos para ele, e, continuou: "O Brasil foi o último país da abolição, e, é o último do reality."

O cantor foi mais longe ao dizer que, se sentia honrado em fazer parte da Mesa da Casa Folha, dois dias após completar 61 anos, veio de Salvador, onde vive, para falar sobre esse momento "tão importante" da cultura brasileira, pesquisado e publicado no livro de André Barcinski, para comemorar seu aniversário todos cantaram: "Parabéns a Você"!