DOM HELDER - 15 anos de silêncio.
Por Carlos Sena.



Hoje faz quinze anos que Dom Helder se foi. Sim, se foi. Porque morrer é para os fracos, para os que vivem chafurdando, mentindo, matando, roubando, enganando o povo no papel de políticos. Quem vive assim morre. E morre tarde. Por isso faz quinze anos hoje (27 de Agosto de 2014) que o Dom se foi. Pra onde? Para o céu, talvez digam os católicos. Para outra dimensão, talvez digam os espíritas. Prefiro dizer que ele se foi para outro mundo que não sei bem qual. Mas, talvez o outro mundo da sua Sinfonia dos Dois Mundos. Independente de qualquer indagação acerca do seu paradeiro, melhor dizer que ele se encantou. Encantou-se com a paz aqui na terra. Encantou-se com os menos favorecidos também aqui na terra. Encantou-se tanto, por Jesus aqui na terra que, quem sabe, não fez um pacto secreto para estar com ele a estas horas?
Portanto, quando faz quinze anos do seu silencio entre nós, certamente não se deve compreender que seu "silencio" é a conhecida expressão do "quem cala consente"... Ele, certamente não está consentindo muita coisa que está acontecendo conosco. Mas, como ele deve estar no seu pacto secreto com Jesus, certamente estará do nosso lado, do lado dos homens de boa vontade.