O Padre Véio da Lagoa de Baixo.
Por carlos Sena 



Conheci o padre velho em Bom Conselho. Conheci é modo de dizer, pois eu ouvi muito mamãe falar nele. Sempre que a gente perguntava a ela acerca de alguém ela respondia na ponta da língua: pergunte ao padre velho da Lagoa de Baixo. 
Vim estudar em Recife e, vez por outra já na faculdade quando me perguntavam certas coisas eu logo dizia (imitando mamãe) "perguntem ao padre velho da Lagoa de Baixo". Os colegas ficavam sem entender, mas se conformavam com a minha evasiva resposta. Semana passada na casa de mamãe lhe perguntei acerca dessa história do padre velho. Ela me disse que essa história lhe foi passada pela minha avó, portanto pela sua mãe. E continuou acrescentando que também ouvirá dizer que esse tal padre velho morava na Baixa da Égua. Aí fudeu, pensei. Pensei mas não prossegui o rumo da prosa, pois pelo jeito que a conversa tomou se eu fosse perguntar onde ficava a baixa da égua ela poderia me dizer que ficava nos cus dos Judas, lá onde o vento faz a curva, pertinho da Barra do Brejo onde Adão foi inspetor de quarteirão. 
Melhor parar e parei. Continuo sem saber quem foi o pade véio da Lagoa de Baixo mas, certamente, ele deve ter sido mesmo da Baixa da Égua. Agora não me perguntem que Baixa foi essa muito menos a Égua.