Gal Costa, Porque Alguém me Disse.
Por Carlos Sena.



Quando alguém fala de musica eu só fico na espreita. Porque todo mundo acha que entende de musica. Talvez entenda mesmo, mas de boa musica eu duvido. Porque o povo chama de musica essas tranqueiras de Calypso, Calcinha Preta, Aviões, Garota Safada, etc. Como se não bastasse tem agora o "meu bebê" dum caba chamado Pablo. Nada a rotular na onda do brega ou chique. Não. Brega ou chique é um sentimento. Porque nem tudo que é brega  é ruim e nem tudo que é chique presta. Porque música, repito, é um sentimento. O que condeno nessas bandas de papel crepom é que não fica nada delas no tempo real, imaginário e social. Todas as musicas são parecidas. Todas as cantoras (exceção honrosa a cantora de Aviões) tem o mesmo timbre vocal e, não raro, tem um bando de moças e rapazes mostrando o rabo num balé nem sempre sincronizado como deveria. Mas, são coisas de um tempo de valores frouxos, de consumo exagerado de qualquer tipo de coisa que a midia divulgue, inclusive musica ruim. Pra não me delongar muito nesse argumento, sempre me lembro de uma passagem antológica: quando eu ensinava numa importante Faculdade do Recife, fui surpreendido come uma turma de alunas catarolando a esmo a música "Alguém me disse". Eu fiquei super feliz. Mas, uma das alunas se saiu com essa pérola: "professor, o senhor já escutou o novo sucesso de Gal Costa"? Eu disse: qual? Essa que vocês estavam cantarolando? Pois bem, deixe que eu lhes atualize a cultura musical: essa musica é da idade em que minha mãe namorava meu pai. Gal Costa regravou e fez uma excelente releitura dela. Pra vocês não pensarem que eu estou blefando vou cantar com vocês. Cantei a letra todinha acompanhado das alunas e ficou um coral lindo. Elas, certamente, aprenderam que musica é um estado de espírito e não tem idade. Tem musica ruim tem. Mas, aí são outros quinhentos neste contexto dado. Porque essa musica é de Evaldo Gouveia e Jair Amorim. Gravada também por Nelson Gonçalves, Maria Carolina e Gal Costa além de outros. Para o meu gosto, a melhor interpretação é de Nelson Gonçalves.
CARLOS SENA
Enviado por CARLOS SENA em 24/09/2014
Código do texto: T4975095
Classificação de conteúdo: seguro