PRECIOSA...

Você já parou para pensar que a água pode um dia acabar? Se as pessoas refletissem em torno desse problema, creio que não haveria desperdício, principalmente no Brasil, onde constatamos absurdos e abusos nessa área. Quem nunca se deparou com empregados do comércio varrendo, diariamente, calçadas com água (ao invés de usarem as vassouras)? Quem nunca presenciou zeladores de edifícios utilizando água indiscriminadamente, deixando torneiras abertas, sem necessidade, permitindo que a água se perca abundantemente quando limpam o chão e as escadas? Os síndicos deveriam orientar os empregados de cada prédio, de cada condomínio, ensiná-los a economizar, a não desperdiçar, deveriam ser advertidos, caso fosse necessário. Nas pequenas e grandes cidades, os vazamentos são uma realidade constante e, em consequência, a água fica jorrando dia e noite, se perdendo à vontade - e muitas vezes o conserto vem tarde demais...

Nas casas de ricos e de pobres falta consciência com relação ao uso correto da água. Nas escolas, faculdades, dentro dos lares, dos escritórios, das igrejas, em todos os lugares as pessoas deveriam ensinar que água é produto essencial, fundamental e que não pode faltar no nosso dia-a-dia. Cada um de nós pode ser um fiscal nas ruas, chamar a atenção para o problema. Afinal, a água é nossa!!! Os veículos de comunicação deveriam dar amplo espaço a campanhas, debates, discussões sobre o tema porque, se continuar do jeito que está, um dia a água vai faltar de vez. E o mundo se tornará um imenso deserto, com pessoas morrendo de sede e se matando por um simples pingo de água.

Diversos estados do Nordeste e do Sudeste brasileiro já enfrentam dificuldades com a escassez ou a falta de água. É um problema que afeta a sociedade, os governos, a criação como um todo. São necessárias obras, é claro, mas também é necessária a conscientização de cada ser humano no que diz respeito ao consumo excessivo, ao desperdício. Vamos preservar a água. Não podemos deixá-la, simplesmente, ir embora e não fazermos nada...

Glaucia Ribeiro (31/10/2014)

Glaucia R Lira
Enviado por Glaucia R Lira em 01/11/2014
Reeditado em 23/11/2014
Código do texto: T5019671
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.