As Nó-velas.
Por Carlos Sena



As novelas são inverossímeis, a vida não. As novelas fabricam ilusões, a vida é a própria ilusão. Explico: a ilusão da vida é tão verdadeira quanto ela própria desde que seja a ilusão de cada um. Porque viver sem a ilusão nossa de cada dia nos leva a mais estresse nesta vida tão cheia de violência e incompreensões. Nada contra ver novelas. Mesmo sabendo que muitas vezes elas estão mais para "nó" do que pra vela. Vela é a vida em sua totalidade e disso não podemos nos distanciar, pois velar nossos sonhos, velar nossos anseios de felicidade são uma prova de amor a própria vida. Velar e vigiar, pois não nos faltam "caroneiros" a nos interromper nossos sonhos. Não nos faltam "biguzeiros" querendo nossa sombra quando alcançamos sucesso. Por isso afirmo: as novelas são inverossímeis, a vida não. A vida é ávida em si. Nós, nem sempre. E precisamos dessa avidez para não nos misturar com o sebo das almas penadas que circulam por aí a todo instante. Só não se pode fazer da novela produto cultura, mas de entretenimento sim. Só condeno as novelas na relação dos pais que deixam que elas assumam seus papéis educacionais. Isso não. Mas, quem de sã consciência irá acreditar que os pais de hoje tem moral para dizer os que os filhos veem ou não na TV? Ou não?
Assim, melhor velar. Melhor não ser da vida o nó. Porque a vida é um "ai que mal soa" e nós talvez nem tenhamos tanto tempo para respirar além dessa conta.