Olhos e Ouvidos

Ouvi dizer uma vez que os homens se apaixonam pelos olhos e as mulheres pelos ouvidos.

Analisando bem essa afirmação, cheguei a conclusão que as mulheres são atraídas pelas doces mentiras proferidas pelos homens e eles pelas faltas e efêmeras belezas mantidas por elas.

Será que o amor nasce assim? Será que ele é fecundado por futilidades e falsidades?

Será que falta perspicácia nas mulheres, para perceber que muitas palavras deferidas são desprovidas de sentidos reais?

Será que falta visão nos homens, para notar o aspecto fugaz da beleza física?

Essa taxação é muito generalista é claro que desconsidera muitas particularidades, mas é importante perceber que dificilmente o começo por motivos errados leva a plenitude.

As palavras doces amargam e as belezas infinitas acabam.

O cotidiano não permite a permanência das falsas palavras doces. Com o passar dos dias as crises, as rotinas, os problemas e os costumes levam as falsas palavras de amor. Somente as verdades permanecem e sobrevivem ao tempo.

O passar dos anos leva a beleza, os cabelos perdem a cor e o brilho, os rostos ganham fios, a gravidade se impõe.....Somente a beleza que realmente importa tende a ser ampliada com o passar dos anos, somente o ser cresce e desabrocha.

Buscamos tão a eternidade e nos apaixonamos pela imediatividade...Contraditório o ser humano, que movido por ilusões julga a cada instante ter encontrado a felicidade eterna nos braços de alguém.

Essa reflexão me trouxe outras:

Que dinâmicas leva o ser humano a tomar tais atitudes?

Que aspecto nebuloso nos embaça a visão?

Só posso culpar a sociedade capitalista neoliberalista..Que enfoca o individualismo, a superficialidade e as aparências.

...uma cultura que valoriza o ter e o estar em detrimento do ser....

Alíria Branca
Enviado por Alíria Branca em 27/05/2007
Reeditado em 12/06/2007
Código do texto: T503481