DIA DE TODO O AMBIENTE!

Só posso dizer que era um prefeito de uma pequena cidade, colocar aqui nomes só para ele seja depois vítima de incansáveis gozações não vale a pena, o fato supera nomes. Mas que aconteceu isto aconteceu, em um dia 05 de junho, durante uma caminha pelo meio-ambiente. Professores e alunos, e o repórter também, testemunharam a simplicidade daquele que queria sempre o melhor para os seus munícipes.

O dia começou com um foguetório às sete horas da manhã, era o início das comemorações pelo Dia Mundial do Meio-ambiente, a fumaça poluía o céu azul, e o cheiro de pólvora invadia os narizes limpos de alguns, e catarrentos das crianças pobres e de pés no chão, que se aproximaram do palco da homenagem ao meio-ambiente. Alunos escolhidos nos diversos colégios da cidade carregavam folhagens cortadas das belas árvores que ficaram menos bonitas.

Palhas de coqueiro decoravam o carro alegórico onde desfilaram araras, papagaios e até uma oncinha, todos os animais devidamente acorrentados para que não fugissem e após serem devolvidos aos seus cativeiros. Um macaquinho prego atormentado pelo martelar agudo das marchas cívicas executadas pela bandinha conhecida como a “Banda Mágica”, afinal tocava uma só música em cinco tons diferentes ao mesmo tempo!

No palanque ao lado da bandeira desbotada do Brasil perfilavam-se o prefeito, o presidente da Câmara, a diretora da escola, o padre, o delegado de polícia, o sargento e o gerente da pequena agência bancária lá existente, em segundo plano os demais, a maioria “papagaios de pirata”, claro que em homenagem ao meio-ambiente! Estrategicamente colocada entro o povo, a turma da claque do prefeito já ensaiava os aplausos para a fala do chefe do executivo.

Depois de uma rodada na praça o desfile passa em frente o palanque, e os alunos param e se posicionam de frente para as autoridades, e após serem aplaudidos, ouvem o brioso, brilhante e contundente discurso de “sua excelência administrativa o senhor prefeito...”, como anunciou o locutor. O prefeitão – como também era conhecido – de microfone na mão passou uma “corregenda” nas professoras: “Não é possível que as professoras num saibam que nós não gosta que as coisa seja feitas pela metade. Espero que no próximo anos as faixa estejam com as inscritas certas; Dia de todo ambiente”, e teve dito!

*************** **

Sou ambientalista conservador da natureza,

não aprecio esses que vive por ai a peidar...

Nada de repolho ou batata doce na mesa,

para o meio-ambiente ter também bom ar!

*************** * *

(*) Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, editor do jornal Vanguarda de Guanambi, Bahia, e concorda que o meio-ambiente tem que ser visto como um todo, e não apenas um pedacinho!

**************** * *

POR FAVOR COMENTE