CARTA AO POETA MANOEL BANDEIRA

Ontem, domingo, a chuva que caia, me fez, ir um pouco mais tarde para caminhada a beira-mar. Olhando as nuvens que deixavam o céu encoberto, eu com fundado receio, decidi mais cedo para casa voltar.

Na rede, estirando o corpo, pego o Jornal, passo a vista nas noticias e, o coloco no "balaio", de livros, revistas e jornais, bem do lado direito da rede! Meus olhos, já a aquela altura enfastiados, caem em cima dos " CEM MELHORES POEMAS BRASILEIROS DO SÉCULO"... e, não deu outra, saí relendo Cecilia Meirelles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Mário Quintana. Nesta caminhada, chego as paginas 49, encontrando, Manoel Bandeira, dizendo, " VOU-ME EMBORA PRA PASSAGARDA", um dos poemas de Bandeira que quase sei de cor... e entre as paginas, 51 e 55, o poema, " TRISTEZAS DE UM QUARTO MINGUANTE" do nosso AUGUSTO DOS ANJOS....e encontro uma folha de papel oficio dobrada ao meio, escrita, com lapis tinta da cor vermelha, com data " 2010 " e, sem querer perder a viagem, aqui vai, a esta Cronica, ou melhor, esta carta escrita, para o imortal Manoel Bandeira, sem qualquer modificação...

João Pessoa, 4 de abril de 2010

Manoel Bandeira, meu querido poeta, se voce tivesse conversado comigo, ou pelo menos, telefonado, voce pensaria duas vezes, antes de tomar a decisão, de ir embora pra Passargada que, é muito distante, em outro continente, e talvez, voce, não aguentaria ficar longe de tudo isto... só para ser "amigo do rei "... sinceramente, não acredito, deve ser, uma crise de monotonia dessa vida de Poeta, que voce leva...

NECO BANDEIRA, por favor, preste atenção, amigo velho, aqui, para as bandas do meu sertão, tem uma cidade, que também começa com a letra " P " e, tem nome de Princesa! Verdade, vou dizer, para voce, o que lhe espera, aqui nesta cidade e, no final, tenho certeza de que, o querido Poeta, vai repensar... e, no dia, em que eu estiver assim, como voce. se sente agora, é pra lá que eu pensaria, em me refugiar, veja só, meu poeta NECO Bandeira, lá o aboio do vaqueiro, tem um canto de esperança, a vida lá passa suave e mansa, lá não se conhece tristeza.

Lá em Princesa, o azul do céu é o mais lindo do planeta. E, juro que as estrelas, tem o brilho próprio das estrelas. A luz sol, meu querido poeta, é mais clara e, tão generosa que ilumina toda a estrada, por onde o amor tem que passar e, a tardinha, o por do sol, é o mais doirado e belo do universo, em especial quando, se esgueirando vai de vagarinho, se deitando por trás das serras.

Amigo, aguarda um pouco, e leia esta cartinha até o fim... vem esperar aqui, as chuvas de janeiro, e a primavera mais florida, enfeitando o campo, e a perfumar todo a cidade. Nos galhos da oiticica, nos fins de tarde, voce, vai escutar o canto da passarada, nos galhos da Oiticica, sentado debaixo de um Juazeiro. Vem, vem embora pra Princesa. E aqui sossegado, tranquilo, esperar com toda certeza, a volta da Asa Branca.

Poeta amigo, continua lendo, não desiste, por favor, pois quando voce, em Princesa chegar, bem perto, da Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, com certeza, vai encontrar uma bela morada, e na janela da casa, que voce, terá como moradia, uma jardineira florida, que voce, " meu amigo meu irmão camarada ", vai encontrar, flores de saudade para seu passado perfumar. E, tem mais uma de quebra, Poeta Manoel Bandeira, nas noites belas de luar, uma linda mulher, Isabel, a Princesa, vai lhe procurar, tendo nas suas belas e delicadas mãos, lindas e macias pétalas de rosas, para alegrar seus caminhos e sua estrada perfumar.

Agora, vou terminar, deixando meu carinho e fraterno abraço, na esperança de que, voce deixe, Passargada pra lá... venha embora pra Princesa, aqui, você, não será apenas, " amigo do rei" meu querido Manuel Bandeira, voce terá sim, nos seus braços, a linda e generosa mulher, a Princesa Isabel e, ao seu lado, irá conhecer, o que é felicidade! Pense no que lhe digo nesta missiva! Um xerinho, um fraterno abraço e fico no aguardo de ve-lo chegar! Meu amigo e querido Poeta, por favor, atenda meu pedido, quase suplica, venha embora pra Princesa...lá, voce não é apenas, " amigo do Rei", voce, é o Rei....

Josenete Dantas
Enviado por Josenete Dantas em 23/03/2015
Reeditado em 01/10/2015
Código do texto: T5180099
Classificação de conteúdo: seguro