Os Pais Mentem.
Por Carlos Sena

 
 
Muitos pais mentem em diversas situações da vida dos filhos. Houve um tempo que eles mentiam, inclusive, dizendo que seus filhos nasciam porque uma "cegonha" os colocava pelas frestas da telha. Lembro que um dia mamãe foi ter neném e eu fui pro fundo do quintal, pois queria ver a cegonha "trazendo meu irmão pelo bico". Santa ingenuidade! Hoje, não sei se há quem ainda acredite em cegonhas, mas não custa nada acreditar que sim. Ou não? Mentiam, também, os pais, sobre "bicho papão", papa-figo. Mentiam e ainda mentem quando dizem "papai do céu castiga". Mentem quando dizem que uma injeção não dói, porque dói e a criança sente e percebe que seus pais mentem. Papai Noel? Ainda hoje mentem! 
Há certas mentiras que com o tempo os filhos "reprocessam" em verdades. São mentiras que não afetam a sua estrutura de personalidade. No máximo poderão torná-las inseguras, com medo de escuro, etc. As maiores mentiras que os pais dizem e que poderão trazer malefícios graves à estrutura psíquica dos filhos são as da Sexualidade.    Também as da afetividade. No viés da sexualidade, a homossexualidade se nos apresenta como um dos item em que mais se mentem para os filhos. Alguns pais se perguntam: "se um filho meu vir um casal de gays se beijando o que eu vou dizer pra eles"? Primeiro: se os filhos lhes perguntarem diga-lhes as verdades todas! Mas, se de todo um pai entender que seu filho vai querer imitar o gay e também "querer ser um" eu lhes garanto:  "não se aprende ser gay, nem hetero, nem o que for"! Diga-lhes apenas e tão somente a verdade, ou seja, que o mundo é plural e que há homens e mulheres em todos os lugares do mundo e em toda história da humanidade que gostam e amam pessoas do mesmo sexo. A média de gays no mundo é de dez por cento. Portanto, 90% de heterossexuais vivem se beijando abertamente. Por que os gays não aprenderam ser heteros? 
Fato é que as questões são mais dos pais do queimados filhos. A rigor os pais transferem para suas crias suas próprias inseguranças. A grande maioria de pais repete os seus pais e querem que seus filhos,os repita. Menos mal que a atual geração não é boi de presépio. Boa parte dela está compreendendo o mundo com sua pluralidade e percebendo, sobremaneira, que a mentira dos seus pais tem pernas extremamente curtas. Se você é pai ou mãe e não mente pros seu filhos, essa croniqueta não é pra você. 
Quem sabe eu não volte a falar de outras verdades. Ou de mentiras? 
Carlos Sena