Picadura
Por Carlos Sena 

 
O mosquito da dengue é muito feio esteticamente. Como se não bastassem suas pernas altas e curvadas ao meio, talvez herdadas das aranhas, foi pintado com as cores do Vasco e do Central. Uma desgraça! Mas, embora sendo um mosquito tão maléfico nos dá sérias lições: a primeira grande lição: nossa modernidade, nossa competência, nossa sofisticação tecnológica e científica caem por terra diante de um mosquito tão "sem futuro". Sua picadura derruba, democraticamente a todos e o que é pior: não há vacina, só paliativos para aliviar dores enquanto o ciclo não passa. Segunda lição: os governos não investem, como deveriam, em pesquisa para se chegar a uma vacina. Terceira lição: o povo não tem educação em saúde, ou seja, entregam todas as responsabilidade sanitárias aos governos. 
Fato é que a dengue não dá dengo. Ela pica e pronto. E pica igual a muriçoca! Mal caráter esse mosquito, pois se seu forte era água suja pra se reproduzir, agora até na água limpa ele faz a festa da reprodução. Até em água limpa agora esse mosquito se diverte e reproduz. E também se diverte com a cara nossa e, de lambujem, metem-nos a pica-dura. Dor nas juntas, na cabeça, febre, frio e a sensação de que se vai morrer - eis o relato dos denguentos! 
De tudo, o que mais me encafifa é a nossa contradição de haver chegado a lua, mas ser destronado por um mosquito safado como esse Aedes. Se eu fosse cientista do ramo estaria depressivo. Mas, fazer o quê? Apenas dizer o que os médicos dizem mas poucos escutam: se você estiver com sintomas de dengue hidrate! Mesmo antes de confirmar se as plaquetas estão baixas, hidrate. Tome tilenol para aliviar um pouco as dores, mas HIDRATE. Sendo adulto beba em torno de 6 litros d'Água/dia. Pode alternar com um litro de suco, um litro de chá ou outro tipo e completar com os 4 litros restantes. Não se pode fingir que hidratou! Esse, até onde sabemos e o único remédio. Atenção: hoje existem circulando pelo menos 4 tipos de dengues. Quem tem um tipo fica imune a ele, mas restam outros três que um deles pode ser fatal. Sai pra lá pica-dura! 
 
Carlos Sena