Santo Antônio evita assalto!

É certo que escrevedor de crônicas, que nem eu, de vez enquanto apela para a imaginação, e com pura ficção relata casos que se imagina que já aconteceram ou possam acontecer. Mas esta de hoje foi pura realidade, e o Banco do Brasil ficou devendo ao Santo Antônio pelo menos uma diária de vigilante uma vez que foi o responsável por um assalto frustrado. Tudo aconteceu na cidade sertaneja de Sebastião Laranjeiras, no interior da Bahia.

E não foi que quatro elementos, encapuzados e fortemente armados, desembarcaram de surpresa no dia 13 de junho, em frente a pequena agência do Banco do Brasil onde tentaram abrir a porta de vidro, empurraram, empurraram e nada. Na falta de policia na pequena cidade, ainda verificaram o horário no relógio da matriz, era hora do expediente. O que estaria acontecendo? Perguntavam entre si. Uma sonolenta vendedora de temperos, que também furou o feriado, os lembrou: “Hoje é feriado do padroeiro Santo Antônio, o banco só abre amanhã”.

Dizem que os bandidos ainda cogitaram aguardar o dia seguinte, mas, pelo sim ou pelo não tomaram a decisão de fugir no mesmo veículo que chegaram à cidade, um “Eco Sport” prata que voltou sem um níquel. No nervosismo, e para mais azar, os ladrões esqueceram o caminho de saída da cidade, e então arrastaram com refém a prestimosa vendedora de temperos que foi atirada ao sal da terra quilômetros após, pouco antes dos assaltantes trapalhões abandonarem o veículo e se embrenharam pelo cerrado onde ainda estão sendo caçados pela polícia.

O gerente do banco que estava na igreja, não se sabe se rezando, segundo outros fieis, garantiu que dobrará a oferta anual. No próximo feriado do santo, em 2008, a oferta será entregue dobrada. As notas não serão colocadas abertas na cestinha, mas dobradinhas em um pacotinho amarrado com um daqueles elásticos. O chefe do bando que antes só rezava para o “Santo padrinho padre Cícero”, agora reza também para Santo Antônio, para que lá do céu pelo menos os faça lembrar o dia de seu feriado!

POR FAVOR COMENTE!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

(*) Seu Pedro é jornalista Pedro Diedrichs, editor do jornal Vanguarda, de Guanambi, Bahia, e mesmo não católico cobria outra festa de Santo Antônio, e riu dos assaltantes trapalhões e da loira que queria vender temperos para os tais azarados!