O Facebook é hoje uma "presença" na vida da grande maioria de pessoas. Talvez ele represente para a modernidade o que a "cadeira na calçada" representava para a sociedade tradicional - tempo em que não havia televisão como hoje, mídias diversas como agora.A vida se passava muito devagar e a janela da casa das pessoas era, certamente, um "veículo" importante de comunicação ou o  "fuxico" da sociedade. Nas pequenas cidades dos anos 50 as pessoas sabiam das outras não só pelo contato faca a face, mas vendo pela janela da porta ou sentadas nas cadeiras na porta das suas casas. Talvez hoje o nosso "face" signifique um "fuxico" eletrônico importante. Porque o fato de sermos urbanos, modernos, nanotecnológicos, não nos tira a essência da "curiosidade" que leva as pessoas a gostar de saber da vida do zoto independente de julgar ninguém por isso ou não. Fato é que a natureza humana gosta de saber da vida do outro como produto do "social" que somos. Hoje, o face assume essa "função" disfarçado de rede social, mas a rigor é assim que as pessoas se comportam: uma olham pelo "buraco da porta". Outras, ficam na "calçada sentadas na cadeira" o tempo todo vendo que passa e quem não passa e o que dizem e o que não dizem. Outras, as mais "atrevidas" olham e dão logo suas opiniões, independente de saberem se o que estão vendo faz sentido ou não. Compartilham tudo e ainda falam como se autoridade fossem. Nada contra, mas isso é perigoso quando muitos se arvoram de donos da verdade e fazedores de opinião. Ora, se os formadores de opinião oficiais só dizem asneiras, imaginem esses que ficam em cima do "face" se passando por moralistas e por analistas políticos! Certamente que há boas colocações de algumas pessoas acerca de diversos assuntos, mas isso não é regra é rara ex exceção.  É neste sentido que acho perigoso o papel do face: quando muita gente falso moralista que escreve razoavelmente bem, mas sem nenhum cabedal moral nem intelectual, começam a influenciar pessoas. Mesmo assim, como todos os contras, temos mais a favor do face do que contra. O face como entretenimento é muito bom. Como "janela" é excelente. Como "cadeira na calçada" idem. Outra coisa perigosa nessas redes sociais é a montagem. Fazem montagens extremamente perfeitas de tudo: fatos, pessoas, religiosos, etc., e que muitas vezes não correspondem ao que se mostra na montagem. Assim, fica uma mentira muitas vezes repetida que vira verdades. Se houver alguém inocente nessa história nunca mais terá oportunidade de se firmar em suas verdades. Sabendo usar, não vai faltar - talvez seja essa a forma de utilizar bem essa importante rede social. Senão, melhor optar por uma rede cearense e dentro dela balançar seus sonhos lendo um bom livro ou peidando para fazer da bufa um "turibulo" que  incensa a casa alternadamente enquanto você se diverte. 

Carlos Sena - Turibulo.