VIDA - PARTE 1 (Cercaram-me e disseram: Isso é a sua vida)

Desde pequeno eu sabia que a vida não era exatamente o que se queria, e que a negativa chamava-se educação, cinta, vara de marmelo, choque elétrico... Era a mão pesado do não. Entender que, o que se quer, não é o que querem pra você e que nem sempre jogar bola é uma prioridade. Dura lição.

Depois veio a outra parte: aprender que o País foi invadido, que os índios foram mortos, os negros escravizados e os portugueses nossos heróis. Que havia uma tal matemática, onde tudo era exato e que havia uma tabuada para decorar, para sempre. Era a segunda parte da Educação, agora com letra maiúscula.

Aos poucos fui entendendo que a felicidade era flocos de neve caindo em um país distante e só. Aí me chegaram as letras, essa magia, e a fuga para dentro dos gibis, literatura, e descobri o cinema, um sonho colorido e gigante e viajei para outras praias e montes, épocas e magias.

Aí veio a terceira lição, quando tudo parecia ganhar algum novo sentido e experiências sensoriais na pele. Era preciso aprender que existia algo chamado trabalho. Acordar cedo, ônibus lotado, marmita e o estudo, ah! O estudo, ficara lá para o fim do dia... Era um novo tipo de obediência, a do patrão. A isso chamaram vida e onde me colocaram para ser eu.