O automóvel me fez pensar...

Alguns momentos, questão de segundos, passou-me na mente!...

Vem à memória a palestra de um certo diretor de uma  fábrica de automóveis com relação à gestão da empresa em livro.Dizia o palestrante:

A certa altura o presidente da empresa, fez uma análise e viu que ficavam muitas unidades  a espera de comprador, isso fazia muito mal para o capital, que poderia ser utilizado com mais propriedade  em melhorias tecnológicas ou na inteligência dos funcionários , apenas  uma questão de meios e suas utilizações, mas preocupava.

 As ferramentas precisam ser trocadas para os muitos modelos que são fabricados, o exagero nas novidades que se impõe no mercado moderno faz uma revolução todos os anos ...Foi pensar todos os momentos de sua industria e chegou às perguntas e respostas. 

Contudo reviu tudo e viu que precisava falar com quem faz.

Vestiu-se com o uniforme de operário da limpeza da fábrica e saiu conversando.

Chegou no primeiro piso da fábrica e lá achou um senhor que pela idade deveria estar por se aposentar;

_ Boa tarde senhor.

_Bom dia!...Lhe disse o sorridente trabalhador.

_Ah? Bom dia acho que  é , ainda não vi a hora e lhe cumprimentei atrasado.

_ Realmente acho que você está trabalhando demais, ou não sabe ver a hora que entra na fábrica.

_ Como?

-Sim essa é sua hora de entrada ou seria sua de saída e não vai sair?

_ Não senhor, gaguejou... Apenas uma pergunta.

_Qual sua função? Perguntou ao senhor .

_Ver quem fica sem fazer nada e dar o que fazer.

_Mesmo? Perguntou  o  presidente.

_Claro, e por falar nisso, O que vai fazer agora?

_Vou sair e dar por encerrado o dia e saindo rapidamente para evitar mais perguntas...Foi para casa pensando...

O que faz uma empresa trabalhar assim, seria um quartel, e os produtos uma idéia a ser imposta aos compradores?

Não gosto desse jeito de ser.Não quero ser imposto a consumir, quero comprar o que faz bem ao meu corpo e a alma.

Precisamos mudar essa visão!...

O que é mais importante?

Os pais ou os filhos?
As árvores ou os frutos?
Os autores ou suas obras?
A fábrica ou seus produtos?
O autor ou sua obra?
A pessoa ou a marca?
O país ou seu povo?

Cada um tem sua importância, mas quando pensamos, o que vem primeiro é o produto gerado, por cada um de seus geniais inventores, depois vamos lembrar quem fez, quem é o pai, o autor...Quando vejo a fruta , sinto seu sabor e depois imagino a árvore...

O que aperta o botão da máquina deve ser igual na invenção do produto ao que no laboratório inventou a fórmula dentro de uma fábrica e de igual modo ao genial que bolou a marca de venda.

Mas como resolver o problema de caixa?

Dormiu e pela manhã com a mente fresca veio a idéia.

Vestiu-se simplesmente e foi como que quisesse comprar um carro na loja que vendia sua marca.
Primeira coisa, a cor que ele queria não havia lá, o banco era muito curto, mas ele era alto demais para o banco  , na loja uns tantos carros e sem compradores, que vinham com suas idéias e acabavam indo comprar outra marca.

Como resolver? Vinham à loja porque a marca tinha uma forte campanha publicitária, mas o negócio não se concretizava.

Então não basta propaganda e apelo forte ao consumo se o produto não for um bom produto ou não estiver satisfazendo aos consumidores por várias razões.

Vamos a falência assim...

Ficou ali na loja por alguns momentos e reparou nas qualidades e nas dificuldades da sua marca de automóveis.

Depois um vendedor entabulou conversa e quando fez suas exigências para comprar lhe respondeu, essa fábrica, nem fábrica alguma age dessa forma. Eles fazem e vendem o que o artista faz com o desenho da moda, consomem muita matéria prima e depois fica tudo encalhado.

Nesse momento ascendeu uma lâmpada na cabecinha do super comprador, despediu-se e foi andar....

 No dia seguinte chegou cedo ao escritório, convocou pessoas, um de cada setor explicando que fariam uma revisão na gestão de todos os setores.
De hoje em diante o produto é nossa marca que será nosso bem maior.

_Coooooomo?Em um coral perguntaram os convocados.

 E passou aos reunidos tudo o que se passara nos dois dias de investigação.

Primeiro perguntou?

_Você? Quem olha para você vê você?

_Claro que sim, respondeu...Mas pensou, será que enlouqueceu?

_ E quando olham ao seu filho?

_ Bem... Claro que vêm meu filho.

_Essa é nossa dificuldade na empresa.

_ÈÈÈÈÈÈÈ? Em coro novamente perguntaram.

Já estavam a pensar que o chefe estava delirando e precisando de férias, quando um funcionário, falou

_ Em se pensando que estamos na empresa e discutindo o andamento do trabalho para melhor fabricar e vender!...Chego à conclusão que o produto deve refletir o que somos? Falou meio que admirado e encabulado.

_Isso!!!!!!!!!!!! Suspirou, entendeu, alguém 
entendeu.Quase pulou.

_E? O que somos? O coro novamente...

Responde o chefe:

_Perdulários, antiecológicos, consumistas, mentirosos, e para não ofender ninguém paro por aqui.

 Se queremos  ser uma empresa respeitada precisamos respeitar o meio ambiente.Nossos carros devem ser menos poluentes.Aos consumidores, nossos carros devem satisfazer suas necessidades e não impingir uma marca para que venham consumir porque é mais caro comprar um carro super valorizado por alguma campanha publicitária.

Como faremos isso?

Faremos somente isso.Faremos.

Realmente  isso foi conseguido, os galpões da fábrica não ficam mais abarrotados de carros  para despachar, as lojas não ficam cheias de carros a espera de clientes e os carros da marca são mais valorizados ainda , não porque as campanhas são suas vendedoras, mas porque os clientes encontram qualidades no produto exposto e peças mais bem acabadas.As tintas que cobrem o metal não cobrem peças simplesmente, cobrem filhos de alguém que trabalha com amor ao serviço, gerando algo que faz da marca que é vendida na loja um produto que lembra quem fabricou. Essa empresa é mais ou menos lembrada assim:

A marca com a qualidade da mais valia que faz não haver estoques fabulosos nas lojas, mas que é um carro muito procurado por todos que gostam de um bom carro e gostam de ser reconhecidos porque usam o que é bom.

O investimento financeiro é menor que das demais industrias automobilísticas e gera mesmo assim um produto bem melhor, valorizando os funcionários e seus salários, sendo pois treinados  com mais tecnologia realizando mais valia profissional e salarial.

Não deve ter sido fácil para o grande idealizador, mas fez pessoas simples como o senhor que o abordou na fábrica  mudar sua concepção de vida e para melhor.

Serem os melhores naquilo que fazem!

Mudar dá muito trabalho, mas mudamos nós ou nos mudam os outros!




                                                            rosadorada.gif