São João e os fururuquiteiros!

A festa de São João na “Cidade de Gurutuba*”, nome que deram a conhecida Praça do Feijão, da cidade de Guanambi, Bahia, durante os festejos juninos, começou na noite do dia 08 de junho e promete terminar na madrugada do dia 02 de julho, feriado na Bahia de Todos os Nós, muitas festas e greve de professores há dois meses! Eu que moro perto da praça e felizmente longe dos nós, não tenho dormido direito e nem pro lado esquerdo. Não são os tantos foguetes que me perturbam, mas os vândalos dos bairros nobres!

Cada noite, quando lá pelas duas hortas da madrugada silenciam as caixas de som abertas por volta das dezoito horas. Então descem os bandos que não são do morro Monte Pascoal, que está ao lado oposto. São filhos das classes média e alta da cidade, aqueles que desfilam em carros do ano, que estrategicamente ficaram guardados nas garagens, afinal outros iguais com certeza arranhariam as polidas pinturas dos veículos. Que sofram então os remediados que vivem em redor a praça que deveria ser apenas do lazer.

É muito bonita a decoração, lembrando tempos idos da cidade, um grande balão de plástico ao centro, bandeirolas tradicionais, um grande fogueira que felizmente é só enfeite, assim não fazendo nem fumaça e nem destruindo madeira da natureza, e um grande palco, onde nestes dias mais cinqüenta bandas por ali passaram, sempre prevalecendo o forró. Não resta dúvida que é uma grande festa do cofre popular, em nome de uma tradição duvidosa. Mas tudo bem, afinal o povo gosta.

O que não pode acontecer é não haver uma maneira de evitar que os bandos desçam da praça chutando balde, as portas e os latões de lixo, e até o livre sexo aconteça em ruas que desejamos preserva-las como familiares. Um dia destes, ao lado da minha janela da sala, depois de uma sessão de estala beijo, uma sirigaitinha disse ao parceiro: “Já vem você com este negócio querendo fururuquitá”. Parei a ouvir do lado interno da janela então fechada. Fururuquitá? Está criado um neologismo popular, com grande sentido! Sentidos os gemidos em plena calçada.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* Gurutuba é um dos nomes do feijão macaçar também conhecido como fradinho, cuja safra em fim de ano levam aos compadores e vendedores a Praça Manoel Novaes, que ficou então conhecida a "Praça da Feijão".