Black friday ou baita fria? Óbvio: pendura!

Boa tarde meus caros 23 fiéis leitores e demais 36 que dão uma passadinha por aqui quando dá na telha. Estão gastando os reais por aí na Black Friday?

Essa crônica, até pelo título, vocês já perceberam, fala da tal Black Friday ou Bléqui Fráidei, como se pronuncia, ou mesmo Blaqui Fridai, como se abrasileiraria a palavra. E o faz de uma maneira que vocês certamente já viram por aí, mostrando as armadilhas que, especificamente no Brasil, as pessoas são vítmas: as lojas aumentam os preços antes do dia e depois dão desconto, ou seja, você paga muitas vezes a metade do dobro!

Até o título vocês já devem ter visto, pois eu o recauchutei de algum lugar que não lembro de onde, talvez aqui mesmo da internet ou de algum texto ou matéria de jornal. Logo, estão diante de um texto igual aos outros, um texto comum, tratando com todo mundo trata da data, de maneira óbvia, sem originalidade.

E foi justamente sobre isso que eu pensei quando vi, na TV, o anúncio das Casas Bahia com o pessoal todo de preto, parecendo as personagens do filme MIB: Homens de Preto. Putz, que horror, uma coisa tão brasileira como os comerciais das Casas Bahia norteamericanizado!

Como somos óbvios, nós charkycityenses e vocês brasileiros: sempre copiando uma data comemorativa ou financeira estadunidense. Recentemente, além do Dia das Bruxas, agora estamos importando a tal Black Friday. Nessa nem ao trabalho de colocar um nome brasileiro nos damos!

Mas calma, não sou xenófobo nem um nacionalista puritano extremado. Afinal, até o Natal e a Páscoa são coisas de fora, não é mesmo? Apenas queria sair do lugar comum e colocar aqui uma "provocação" diferente, fugindo do óbvio ao tratar desse assunto. E, além da provocação, chamar atenção para uma data bem brasileira, aqui nascida e que, ao contrário do tal Bléqui, não custa nada e nem arriscamos a cair num "conto do vigário" em inglês. Já ouviram falar ou leram sobre o Dia do Pendura?

Não vou esticar essa história, pois quem quiser se aprofundar sabe que acha em segundos tudo o que deseja no Google (o Google nos poupa um trabalhão ao escrever!). Apenas vou falar o principal: o Dia do Pendura, 100% nacional, ocorre no dia 11 de agosto, e tem origem nas faculdades de Direito de São Paulo, nos anos 1820. E é bem simples: nesse dia o pessoal vai comer em bares e restaurantes e simplesmente não paga a conta, manddando o proprietário "pendurar" a conta que jamais será paga.

Pois é, esse feriado bem brasileiro, econômico e vantajoso, essa TV capitalista que nos explora não divulga! Ao contrário da data americana, a data brasileira é à prova de engodo. A não ser que você seja dono de barzinho ou de restaurante. Todavia, eles também não podem querer ganhar sempre, não é mesmo? Tem mais é de colaborar com o pessoal.

Para os interessados, vou deixar um link com uma matéria que achei bem legal sobre o Dia do Pendura, à título de indicação: http://entretenimento.r7.com/jovem/noticias/conheca-um-pouco-da-historia-do-dia-do-pendura-20100811.html

E você, saia dessa de Bléqui Fraidei, espere o dia 11 de agosto de 2016 e coma sem pagar nada, como bom brasileiro que valoriza as datas 100% nacionais!

------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Em 2016 talvez eu dê um jeito nisso... Mas acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 27/11/2015
Reeditado em 27/11/2015
Código do texto: T5462884
Classificação de conteúdo: seguro