E Fez-se a História

   Considera-se Heródoto o pai da História, mas seu verdadeiro autor foi Deus, e o homem a escreve cada dia de sua vida. A história pré-existiu ao homem, mas ele a contrói gradativamente. É sua companheira inseparável, companheira de cada homem, não só daquele que deixa marca de sua passagem em tintas berrantes, mas ela supõe cada passa da humanidade na estrada do Tempo. A História age sempre sobre o homem, mostrando sua herança de mortes e glórias, entretanto ele a modifica, se o quer. Escravo, ele não se conforma e a traz presa a suas atitudes. Livre, ele se detém lançando ao passado um olhar percrutador  que favorecerá o futuro. Ela está guardada em seus livros empoeirados, em documentos eternos e o segue em todos os momentos. E ele sabe que suas pernas cansadas abandonarão a História, que lhe permanecerá fiel, que o recordará sempre, mormente depois de sua morte.
 
Roberto Gonçalves
 
RG
Enviado por RG em 03/12/2015
Reeditado em 03/12/2015
Código do texto: T5469145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.