ANTES QUE A NATUREZA MORRA-2- O RI0 AMAZONAS

ANTES QUE A NATUREZA MORRA "ATÉ QUE O SOL NÃO BRILHE, ACENDA UMA VELA NA ESCURIDÃO" Confúcio- Publicado no Linkedin
-
SALVE AS MINAS.

O rio Amazonas nasce nos Andes Peruanos a 5000 metros de altitude. A água corre congelada. Este pequeno caudal despenca para o lado brasileiro com a formação da bacia hidrográfica de 1.100 rios ..afluentes,com uma área de 5,5 milhões de km². Á medida que percorre a planice brasileira, vai se avolumando até se tornar o maior rio do mundo em volume d’água.

Esse milagre não acontece por acaso. Toda área coberta ao longo do seu caminho e seus afluentes, é responsável pelo fluxo contínuo dos mananciais.

É fácil entender: a chuva quando cai no solo percorre três caminhos; uma parte se infiltra, uma parte escorre em solo declivoso e outra parte evapora de volta a atmosfera. O mais importante que acontece nesta trajetória é a que se infiltra no solo. Para que a água se infiltre no solo, é necessário que exista uma boa cobertura vegetal ( barreiras) uma vez que o emaranhado de raízes facilita este trabalho. Um solo coberto de vegetação amortece as chuvas torrenciais evitando erosão .

Uma maneira racional e técnica que se tem colocado em pratica e que dá certo é a formação de barreiras que impeça a formação de enxurradas e force a água a penetrar no solo, formar lençóis , minas, riachos, rios, nos casos em que o solo é inclinado e desprotegido de cobertura vegetal.

O que se tem feito e tem dado certo, são os terraceamentos nas encostas com uso de trator de esteira tipo TD-6, em solos com declive de 10, 20, 30 e até 40%, com gradiente de declive dos taludes de 0,5% para facilitar maior infiltração de água no solo. Nas áreas ou base dos terraços, pode-se aproveitar para plantio de bambuzinho, cidreira, batata comum de rama, bananeiras etc...Assim, toda água da chuva precipitada, vai enriquecendo os lençóis freáticos.

Os terraços, dependendo da declividade, se distanciam um do outro em 10, 20, 30 metros na horizontal. Nas áreas entre os terraços é que vão ser plantadas as espécies de árvores selecionadas para o local.

Nota: Considerando o que vem por aí, milhões de árvores deverão ser plantadas na bacia do Rio Doce afim de recuperar o que foi destruído ao longo do tempo somando com a tragédia de Bento rodrigues pela SAMARCO MINERAÇÃO, o que certamente evará dezenas de anos.

Denunciar
Antonio Teles Zimerer
Redigida por
Antonio Teles Zimerer