Nem lembrava que já fui corno!

Após uma reunião de definição de metas de serviços, para atender as nossas funções junto ao Conselho da Comunidade responsável pelo acompanhamento do sistema prisional em nosso município, fui o último a sair da sala de reuniões da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, o pastor Antônio da Primeira Igreja Batista já estava nos degraus quando o chamei e brinquei: “O Senhor é meu pastor nada me pode faltar!”, claro que apontei para o alto e não para ele, dando entender que o Pastor citado era o Senhor Jesus. Eu estando sem carro queria apenas filar uma caroninha, e consegui. No caminho um papo sobre papo sobre estes que trazem bagagem do passado para o que deveria ser uma nova página de vida; a cura interior então se torna necessária ou só através da fé em Deus ou só através de análise psicanalítica.

O escritor inglês John Ruskin, que viveu de 1819 a 1900 celebrizou-se por alguns pensamentos, entre outros: “A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado, se foi triste. Muito tem sido questionado sobre cura interior, e a quase totalidade dos que crêem em Deus aceitam que não existe um psicólogo maior que Jesus Cristo, pois a luz da doutrina cristã o homem é estudado em três aspectos: espírito (Efésios:1-3 e João 3:6); alma ou psique (Hebreus 12:1 e I Corinto 10:4-5) e corpo (Lucas 13:10-17), O problema é que com feridas e problemas em suas almas/psiques e sem conhecer o evangelho, pessoas deixam de alcançar estas bênçãos, que como o apostolo diz, são celestiais. É necessário transpor o mundo material para isso e muitas vezes inseridos numa cultura materialista, a mesma de Israel, que não aceitou Jesus Cristo como rei por desejar mais a matéria. E ai há o impedimento de crescimento.

Uma das mais difíceis questões tem sido o perdão, mesmo dentro das igrejas. Fala-se muito de inveja e perseguições Não há ninguém neste mundo que não peque, mas aquele que permanece no erro, não reconstrói sua (alma/psique) natureza, Não devemos ter ódio, mas orar eles, estes precisam de cura interior, de curar suas mentes, suas atitudes e comportamentos, para que possam ser alcançados pelas bênçãos celestiais. “A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamos-nos das armas da luz” (Romanos 13.12), veja como esta leitura nos remete a pensar de que o que passou, passou!

Então ficam pessoas que tudo têm para ser feliz remoendo tempos passado, a exemplo da vovó que fica lembrando ao vovô: “Recorda quando eu era menina que você passou a mão no meu bumbum?”. Das duas uma; ou ela teria gostado tanto do gesto, que teria sido para ela um momento de gozo, e com isto hoje se desfrutando prazerosamente de um fato passado, ou então ainda carrega alguma vontade de estampar as marcas de sua mão na cara daquele “imoral, pervertido”. Neste último caso estaria carregando dentro de si uma bagagem velha que não permite coisas novas e felizes habitarem em sua alma, na psique! Por isto, para a minha felicidade no atual casamento, e na vida geral que hoje levo, não fico provocando lembranças do passado, trazendo para o tempo de agora uma recordação que não me faça bem. Tanto que só ao escrever este artigo é que me veio na lembrança que um dia já fui corno!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

(*) Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, editor do jornal Vanguarda, de Guanambi, Bahia, onde é bem casado há doze anos. Um dia, em outra região do país, em um casamento de menor período teve o dissabor de ter um “lar” desmoronado, Mas ao erguer outro LAR não trouxe consigo nenhuma poeira da implosão, tanto que nem sabe mais o dia em que o fato aconteceu!