Tudo por nossa maravilha!

Há tempo que venho esperando por uma boa notícia para escrever algo positivo sobre a terra que um dia amei, a ponto de ter-lhe feito à promessa que de lá nunca sairia, mas foi também o medo e a insegurança que chegaram de braços dados, que me apontaram a opção de mudar de território, e foi por ai que optei pelo Sertão da Bahia, neste vasto Brasil.

Mas agora, com o prêmio que o Rio de Janeiro recebeu nestas vésperas de Pan-americano, deu-me vontade de dar uma volta menos medrosa na terra onde nasci. Sou Carioca. Mesmo que isto não me resgatando a segurança necessária para um hipotético retorno definitivo à Copacabana, onde está meu registro de nascimento.

O ânimo e alegria dos cariocas com a eleição do Cristo Redentor, como uma das sete maravilhas do Mundo, contagiará o Brasil afora com júbilos, e aos milhares os cidadãos que confiam que a Polícia vencerá está triste, e por que não trágica guerra urbana, começarão a retornar a região onde no alto do Corcovado está a terceira maravilha, título conquistado no desfile de milhões de votos.

A apuração dos votos feita em Lisboa revelou que este concurso promovido por uma fundação suíça, recebeu cerca de 100 milhões de votos pela internet e por mensagens telefônicas. Para quem diariamente contempla a imagem de braços abertos, o que acontece tanto ao Sul ou ao Norte da cidade do Rio de Janeiro os olhares mudarão, já não verão apenas um grande monumento, mas uma maravilha do mundo. O Brasil possui centenas de maravilhas, mas o Cristo Redentor foi eleito.

O Cristo Redentor é uma estátua de aproximadamente 38 metros de altura acima de sua base e fica no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, que está a 740 metros acima do nível do mar. Feita de pedra-sabão e considerado patrimônio histórico desde 1937, sua pedra fundamental foi lançada em 1922. o projeto é do engenheiro Heitor Silva Costa para comemorar os cem anos da Independência do país, com colaboração do escultor francês de origem polonesa, Paul Landowski. O desenho final é do artista plástico Carlos Oswald, e demorou cinco anos para ser concluída.

Agora é esperar que Deus maravilhado pela maravilha da estátua do Cristo Redentor, reforce seus olhares para Rio de Janeiro que tem gerado tantas notícias ruins, e que não só eu, mas aqueles que foram crianças nas ruas dos subúrbios, adolescentes conhecendo uma Ipanema cantada em versos de Vinícius de Moraes, possam de qualquer ponto contemplar a Terceira Maravilha do Mundo sem ter que levantar os braços, no vexame de um assalto. Afinal tudo no Rio é Lindo, até as favelas são cartões postais!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

(*) Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, carioca de nascimento baiano de opção, é editor do jornal Vanguarda, em Guanambi – Bahia, e vem orando para que o Cristo Redentor não seja apenas um lugar de visitas turísticas, mas um ponto de reflexão sobre a paz na cidade Maravilhosa.