A PAZ É SIMPLES

Neste mundo em que a violência tem sido o carro-chefe de uma sociedade perdida entre o medo e a impotência, existe uma divisão cruel em dois grupos: aquele que se compõe dos dominados e outro que se compõe dos dominadores, os que se põem acima do bem e do mal. Já não somos mais uma sociedade que pode se dar ao luxo de separar, neste aspecto, pobres e ricos. Todas as camadas sociais estão infestadas de vítimas e carrascos; monstros e inocentes; justos e injustos.O que gera esse estado homogêneo de extinção da paz e do bem querer, entretanto, ainda tem suas raízes nas desigualdades sociais, na falta de oportunidades em comum, nos preconceitos, na ganância e no crescimento desenfreado da corrupção política. Parece haver uma grande disputa em que levam medalhas os que saem na frente em matéria de maldade. O egoísmo, sobre todas as coisas, é o que fomenta essa disputa.Gritar paz, paz, paz não transforma o mundo, como não o transforma a ostentação de atitudes passageiras, por força de mídia. Mudaria o mundo, sim, a transformação íntima de cada um de nós. Mudar por dentro é mudar sinceramente, é ter consistência de atitude. De fora pra dentro, e pra mostrar o rosto via câmeras televisivas é fomentar disputas e a proliferação de aproveitadores que fazem do sofrimento humano um meio de explorar a boa fé dos inocentes, lucrando; ganhando status e fama; conquistando poder.Dar um basta em tudo isto é cada um de nós ser o primeiro a demonstrar amor, derrubar preconceitos, ceder espaços e oportunidades, pensar mais no próximo e agir em razão dele. Chegou o tempo de nos sentirmos todos no mesmo barco, estabelecendo uma aura de colaboração multiétnica, multi-socioeconômica, multiética, unindo forças contra o mal... O mal que se instala em nossos corações, onde o bem também se instala, mas timidamente, pedindo uma chance real de arvorar.Eis a paz ao nosso alcance. Ela está na consciência coletiva. Se pusermos a mão na consciência, poderemos tê-la como quem colhe uma goiaba na beira de uma estrada qualquer. A paz é simples, e é simples assim obtê-la, se todos tivermos o desejo.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 09/07/2007
Código do texto: T558032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.