Impeachment

Boa tarde meus fiéis 23 leitores e demais 36 que aparecem por aqui de vez em quando para um cafezinho literário. Domingo vai ser um dia histórico no Brasil. Pela primeira vez, uma presidente de esquerda de verdade, genuína, poderá se "impichada" na Câmara dos Deputados.

O impeachment ou, no português brasileiro, impítima, terá seu primeiro e, diz-se, decisivo round. Também chamado de golpe por defensores do governo. Na verdade, Dilma, mesmo não sendo mulher, vai ser o primeiro presidente a ter "aquilo roxo" de ir até o final do processo defendendo seu mandato. Collor, em 1992, criador da expressão, renunciou antes, mostrando ter aquilo de uma outra cor que eu não quero nem ver qual é.

Antes, em 1930, o paulista Washington Luis, que era chegado num "café-com-leite", azedou o leite mineiro e foi deposto pelo gaúcho Getúlio Vargas que, por sua vez, se suicidou em 1954, assumindo em seu lugar Café Filho que, apesar do nome, não era paulista, era do Rio Grande do Norte. Em 1961, outro paulista, Jânio Quadros, renunciou e assumiu seu vice, o gaúcho João Goulart, igualmente deposto pelos militares em 1964. Depois, temos o alagoano Collor e, agora, a mineiro-gaúcha Dilma Rousseff, que tem a articulação contra si comandada pelo paulista Michel Temer, justamente o vice-presidente da República, que está de olho no cargo e, nessa semana, tem tratado de compor seu futuro governo.

Ajudando Michel Temer, está seu companheiro de partido, Eduardo Cunha, presidente da Câmara que, mesmo réu no STF por corrupção, está conduzindo o processo contra a presidenta que, por sua vez, não é ré. Uma barafunda o Brasil, sempre invertendo a logica das coisas.

Visto que o PMDB, partido do vice e de Cunha, está envolvido com o partido da presidenta, o PT, nos escândalos de corrupção, isso tem tudo para ser caracterizado como impítima ou golpe do brasileiro doido: uma não-ré julgada por um réu para que uma pessoa do mesmo governo assuma em seu lugar. É isso, basicamente. Vá entender o Brasil! É a lógica da falta de lógica. Nós estrangeiros não conseguimos entender!

A única lógica da coisa: na comissão que aprovou o relatório contra a presidenta, 35 dos 38 deputados que votaram pelo impítima-golpe estão indiciados na justiça; dois dos 27 que votaram a favor da presidenta estão na mesma situação. Ou seja, os indiciados votaram contra a não-ré e os não indiciados a seu favor. Isso tem lógica, todavia guarda em seu cerne falta de lógica: os indiciados aprovaram o relatório que afirma que a não-ré cometeu crime de responsabilidade. Imagina? Indiciados praticando a "justiça" no Brasil!

Coisa de louco esse país de vocês. Nós, aqui em Charky City e por toda a Groenlândia, assistimos sem entender nada. Até liguei pro Silva lá em Porto Alegre pra ver se ele me explicava isso tudo. Ele falou, falou, mas eu continuei sem entender a lógica da política brasileira. Nem a esposa baiana dele soube fazer-me entender.

A única coisa que eu entendi é que o povo vai estar nas ruas domingo, contra e a favor do impítima-golpe e a TV vai mostrar tudo ao vivo. Ah, e será a primeira vez que a Câmara vai funcionar num domingo!

Essa última questão, sim, essa foi demais para mim. Vejam só, a Câmara dos Deputados do Brasil trabalhando num domingo. Eu acho que será, realmente, uma dia histórico.

------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 15/04/2016
Reeditado em 15/04/2016
Código do texto: T5606249
Classificação de conteúdo: seguro