DIA DA FAMÍLIA

A Assembleia Geral da ONU proclamou em 1993 o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família, que foi comemorado pela primeira vez em 1994.

Fico imaginando o quanto é difícil uma tradução para o termo FAMÍLIA, quando se estabelece o mundo como principal parâmetro. A intolerância e a visão curta das distâncias e dos chamados costumes e culturas não abrem mão dos seus conceitos básicos, fundidos não se sabe quando e nem sob que condições.

Não consigo entender o termo FAMÍLIA, senão quando aplicado às relações naturais e humanas entre grupos de pessoas, o que pode ou não ter ligações biológica entre seus membros. A Família nasce no carinho, na despressurização das relações, na vontade e no dom de cuidar e de se sentir cuidado, na vontade de se ver e ver, no desejo de estar perto, na troca de idéias, no entendimento em todos os sentidos, na falta de violência enfim, no desejo que temos de pertencer e ser aceitos, como somos, em um grupo.

Não reconheço famílias que se sustentam na violência, no silêncio obrigatório, na solidão, em grupo, de seus indivíduos, no clima de guerra constante, na tristeza dos olhos e da alma de seus elementos.

Reconheço famílias com suas imperfeições naturais, onde existem aberturas para falar, gritar, discutir, chorar e, no fim de cada processo, um abraço seguido de um beijo e, a certeza de que tudo não passou de um aprendizado geral e pontual. Família é aquela que queremos sempre ter por perto, como verdadeiro porto seguro.

Na hora de criticar um modelo familiar, muito pouco se considera o abandono das pessoas envolvidas, pois a preocupação maior reside nas aparências e na manutenção de estruturas fictícias que, deveriam ser naturais, mas, não conseguem, devido aos níveis de hipocrisia de alguns dos seus gestores, em geral o grande Deus do grupo.

Na minha opinião o futuro será constituído de um mundo mais igual e, mais adaptado as suas realidades sociais e humanas. Quanto aos radicais preconceituosos, vão se revirar de ódio em seus túmulos ou, serão reconduzidos a vida para melhorar seus aprendizados na área humana.