EFEITO BORBOLETA

Havia um casulo na árvore de um quintal, quando um homem vendo o sofrimento da borboleta tentando sair dele, trouxe uma tesoura e cortou aquele casulo para ajudar. A borboleta saiu do invólucro, mas permaneceu murcha e não abriu as asas que permaneciam amassadas. A pobre borboleta passou o resto da sua vida com as asas encolhidas e rastejando o seu corpo murcho. Nunca foi capaz de voar... Com esse intuito, inquestionavelmente, o êxito implica em ser constante, ousado, criativo, dedicado. Será possível elencar diversos adjetivos para enaltecer essa formulação. Embora possamos dizer que muitos querem abundância e liberdade, poucos querem agir com profusão para obter o triunfo pessoal e/ou profissional. Ter sucesso significa ser útil, significa ser melhor, não apenas para si, mas também para os outros, ou seja, é doar-se com afluência.

O filósofo chinês Confúcio afirmou certa vez que basta escolher um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida. Contudo o coroamento exige renúncia, requer uma oblação com vocação, com abnegação, com a totalidade da capacidade de realizar algo. Reflete ainda o melhor de si, fazer o que se preza da melhor maneira possível. Não é preciso ser melhor que ninguém. Entretanto é indispensável se superar todos os dias. É essencial buscar uma lapidação permanente, centrada na sabedoria, na espiritualidade, nas virtudes do bem e na humildade. Como é destacado na Bíblia Sagrada em Mateus, 22-14, muitos são chamados, poucos são os escolhidos. Se você quer ser grande, seja pequeno, se quer ser o primeiro, que seja o último, assim está no livro sagrado em Mateus, 20-27. O maior piloto brasileiro de Fórmula 01, Airton Senna, concordava que se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si. Para alcançar o ápice, o clímax, é preciso morrer, é preciso fazer escolhas, adotar decisões, direcionar o caminho e ter muita fé. É imperativo se apaixonar pelo que se faz e pelo que se quer. É preciso mergulhar de cabeça e com o coração em tudo o que se fizer.

A glória requer antes de tudo, entrega, e estar bem consigo; é primeiro uma expansão interior para um resultado exterior. É um processo de digestão de diversos fatores, como: sobriedade, conhecimento, sabedoria, resignação e resiliência. Nessa devoção, amortecer um aspecto negativo e devolver ao mundo algo que seja positivo e frutífero. Torna-se um constante filtrar de posturas, expressões, palavras, respostas, perguntas, dúvidas. É uma reciclagem interior, uma mudança de pensamento corajosa. Vale a pena meditar e repensar. E de certo, contar até dez antes de desistir, persistir e resistir, perante a um fracasso, a uma turbulência, perante a um não. Uma porta pode se fechar, mas o apoio na esperança de que muitas outras se abrirão é o alicerce de uma posterior proeza. Para a conquista final é fundamental a extensão da perspectiva, expandir a visão e querer subir mais alto, todavia mantendo a estrutura, o sustentáculo, o pé no chão.

Portanto simultaneamente deve-se ter cuidado onde se pisa, almejar o aprimoramento espiritual, interno, humano e não querer errar mais o mesmo erro. Aprender com a derrota alheia para ser melhor do que já se foi e não melhor do que ninguém. Em tudo isso refletiu o matemático e filósofo da Grécia Antiga, Platão, que o homem inteligente aprende com seus próprios sofrimentos; o homem sábio aprende com os sofrimentos alheios. Com esse espírito, saber esperar e aproveitar as oportunidades. A regra, segundo o poeta e escritor Fernando Pessoa, é buscar se preparar para o pior e esperar sempre o melhor. É segurar o choro, perante as agruras e saber dar a cartada na hora certa. A vitória chegará, em algum momento ela virá. Pode tardar, pode não ser no momento mais esperado, mas virá com o trabalho realizado, com a força da fé e da ação, de acordo com o merecimento. Essa tal felicidade deve ser plantada, cultivada e regada um pouquinho a cada dia para florescer. Assim como o processo de transformação da lagarta em borboleta, compreende-se que o esforço é necessário para o crescimento e fortalecimento. Que os obstáculos são vitais para que consigamos ser tão fortes quanto podemos ser.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 21/06/2016
Código do texto: T5673767
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.