A BÊNÇÃO DE SER AVÓ


Os netos como os filhos são herança do Senhor.
Eles chegam em nossa vida por um ato de Deus.
Cinquenta, sessenta, setenta anos e você vai sentindo no próprio físico que o tempo passa mais depressa do que se espera. Não que o envelhecer nos entristeça. Não, porquanto a velhice também nos traz grandes alegrias, compensações e descobertas. É um privilégio daqueles que souberam se cuidar para da companhia dos netos desfrutar.
Gratificantes foram as experiências de poder acompanhar e dar assistência ao nascimento dos netos. Aliás, é bom dizer que a presença dos netos é uma das compensações das perdas da velhice. São novos amores, profundos e felizes que surgem para ocupar aquele espaço, nostálgico de um ninho vazio resultante de um arrebatamento consequente de atitudes da juventude.
Agora diante desse novo ambiente e clima passamos a embalar o infantil recém-chegado a este mundo que ao som de melodias e lindas histórias começa a ver, sentir, ouvir e experimentar coisas novas existentes neste universo tão amplo que verdadeiramente assusta.
Sou avó e me sinto bem e como gosto dos meus netos e sinto que eles também gostam de mim. Brincamos, fazemos algumas atividades juntos e conversamos muito e a noite, antes de dormirem gostam de ouvir histórias. Normalmente todas as pessoas gostam de atenção, mas as crianças e os velhos necessitam muito mais, por isso me esforço para nunca deixar as suas perguntas sem respostas.
Vovó é aquela que pensa e age como os netos. Interage emocional e racionalmente como se tivessem a mesma idade, sem nunca esquecer de guiá-los para DEUS.
Toda a gente tem duas avós. A única exceção foi Jesus que teve só uma. Geralmente os netos gostam mais das avós que moram longe, porquanto interferem menos nas atitudes erradas.
As avós têm importantes papéis na vida dos netos: O querer bem é um dos objetivos principais no relacionamento familiar. É com amor que as heranças espirituais e os legados familiares são transmitidos
O amor é a maior referência para se avaliar a qualidade dos relacionamentos, seja entre pessoas cultas ou não. É através dele que se mantém a verdade, o bem, a beleza. Ele favorece o clima de carinho, a atmosfera respirável entre as pessoas, o interesse pelo desenvolvimento da educação e pela cultura. Sem ele o pensamento se degrada.
O querer bem consiste em saber contemplar a vida serenamente, doar e receber. É um processo de desprendimento material e espiritual, demonstração de apreço, dar exemplo, ensinar e ter gratidão. É doando que se manifesta o amor, sem perder a autonomia, sem coisificar os outros e sem chantagem afetiva.
Uma espécie de doação são as palavras. Palavras vivas que produzem estabilidade, animam a alma, estimulam a vontade, o exercício da compreensão com delicada exigência conduzem a atitudes equilibradas.
Com essas práticas têm-se condições de caminhar bem com os netos bem como com os demais membros da família, tendo em vista que o amor é capaz de conhecer o coração e os pensamentos, escutando, ensinando e conversando.
Deixo a meus queridos netos Samuel e Santhiago, algumas palavras alentadoras e esclarecedoras, como um Testamento Literário.

Talvez, mesmo desejando muito, eu não tenha sabido brincar com vocês como vocês queriam. A vovó ainda está ligada a muitas coisas do passado e vocês estão ligados ao presente e ao futuro. Um mundo de recordação versos a um mundo de esperança.
Antes de me tornar apenas um retrato na parede, uma referência familiar, uma lágrima de minha filha, expressamos aqui o que vai em nosso coração.

• Vale a pena crescer e estudar;
• Vale a pena conhecer muitas pessoas, ter namoradas, ter amigos, chorar e sofrer por algumas decepções, pois isso é consequência da vida, mas você pode renovar todos os dias a fé em Deus, acreditar na bondade das pessoas e no seu próprio desenvolvimento;
• É válido considerar que todo trabalho é nobre e traz recompensa, os livros trazem ensinamentos, que os amigos sempre têm para dar, mas os inimigos só sabem tirar.
• Vale a pena ser observador, para saber se defender. Saiba que todo sentimento ruim e tristeza só deprimem, mas a alegria enche a alma de paz;
• Vale a pena casar e ter filhos. Eles são bênçãos e herança do Senhor. Filhos que não escravizem, mas que proporcionem felicidade. Igualmente é válido manter o diálogo e a harmonia tendo sempre algo para transmitir;
• Vale a pena viver bem e aprender sempre para ter uma estrutura adequada para suportar dias assombrosos, em que as coisas funcionarão com o apertar de um botão, aprendam a conviver com máquinas pensantes, conhecer mais e mais a maravilhosa tecnologia, mas que não consegue participar do esplendoroso poder da criação, nem atrasar ou adiantar nossa partida para o porvir.
• Afirmo para vocês que vi coisas que meus avós e meus pais não viram e consequentemente, vocês verão coisas que eu nunca vi, mas digo que vale a pena conhecer sobre o saber acumulado dos cientistas e especialistas, grandes surpresas que ainda estão para serem reveladas;
• Possivelmente vocês podem pensar que o que estou mencionando, não tem muita importância porque a teoria não substitui a prática e que cada um precisa aprender por si mesmo, que o fogo queima, que o vinagre amarga, que o limão é azedo, que o espinho fere, e que pessimismo não leva a nada;
• E por último, digo que o envelhecer que experimentei e ter netos como vocês foi uma experiência gratificante. Mesmo que as suas lembranças a meu respeito forem vagas, se alguém falar coisas boas de seus avós, vocês possam dizer algo de mim:

“MINHA VÓ ME FALOU QUE VALIA A PENA. VERDADEIRAMENTE ELA TINHA RAZÃO”



 
Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 28/07/2016
Código do texto: T5712217
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.