A amantE do português

Boa tarde meus 23 fiéis leitores e demais 36 QUE, de quando em vez, dão uma passadinha por aqui para discutir gramática com esse literato de escrita coloquial que vive apanhando da crase, o acento mais inútil do português brasileiro, segundo o conhecido sociolinguista Marcos Bagno. O Brasil, ao contrário do que disse De Gaulle, é um país sério. O que ele não é é perfeccionista. Peca por certos improvisos. O caso da ministra do STF Carmen Lúcia, por exemplo.

Ainda na polêmica presidentE / presidentA, muito em voga no Brasil de Dilma Rousseff, a ministra, ao ser indicada para presidentE da corte, saiu com essa, ao ser questionada por outro ministro sobre como deveria ser chamada, se de uma forma ou de outra: "eu fui estudantE e eu sou amantE da Língua Portuguesa. Acho que o cargo é de presidentE, né?”.

Buenas, embora isso não macule sua competência e excelência na sua área, a grande jurista, futura presidentE da mais alta corte do país, revelou não ter o mesmo conhecimento da língua culta pátria, ou seja, que era uma "estudantE" de pouca profundidade, quase uma estudantA, se me permitem a graça. Um conhecido gramático, sr Pasquale, a corrigiu em artigo no jornal Folha de SP, afirmando que as duas formas estão corretas, embora presidentA seja um termo antigo e em desuso, antes de ser retomado pela presidentA afastada.

Em defesa da ministra, pode-se dizer, em primeiro lugar, que ela disse "acho" e perguntou. Por outro lado, e justiça seja feita, a emérita juíza disse também que era "amantE", não "esposa" do português. Ou amantA, se me permitem mais uma graça.

De Gaulle não sabia de nada.

------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 19/08/2016
Reeditado em 19/08/2016
Código do texto: T5733533
Classificação de conteúdo: seguro