Carcaça

Alguém, sabiamente, falou aos meus ouvidos: “a vida é feita de momentos... e, devemos fincar os pés, naqueles que, nos agraciam com alegrias”!

Bem!.., logo, você vai entender o motivo de iniciar esta crônica escrevendo sobre momentos...

23 de Agosto, terça-feira, a manhã trouxe um momento repleto de tristeza com a perda de uma pessoa amada! Tudo escureceu! A alma se solidificou na geleira da falta da sua existência corpórea!

O que fazer? Ir ou não ir? Questão de difícil resolução? Um mês inteiro para preparar tudo para a noite de gala... Como levar adiante a empreitada sem a dentição contagiante da alegria para mostrar toda a sua força na minha alma?

Reflexões!

Noite de Sarau Literário Piracicabano é sempre recheado de surpresas das boas! As pessoas vão chegando, e, se achegando ao salão nobre do Museu Prudente de Moraes num ir e vir de abraços antigravitacionais...

“Quero convidá-la para comer o bolo do meu aniversário”! Assim, enfática, ela, convida um por um para comemorar a data com um naco adocicado, após, o término da noite literomusical.

Passados mais de trinta convites resolvi interferir..., preocupada!

“Você acha que o bolo vai dar para todos”!

“Ah! Vai, sim”!

Sucesso! O Sarau bombou!

A confraternização acontece num restaurante! Todos convidados por Perla para aparecer por lá... comer bolo! Ela sugere rindo;

“Convite de judeu cada um paga o seu”!

A festa continua nos sabores da gastronomia nordestina. Dezesseis dos convidados aparecem!

Todos de estômago recheado... Hora de cantar os parabéns!

“Veja como é aniversário das pessoas da maioridade... precisa convidar seis aniversariantes para aparecer um! Jonas e Frida os meus amigos e aniversariantes não conseguiram ficar para cantar os parabéns! Ela, o bico de papagaio a entortou de dor, ele, o joelho bichado não deixou subir os degraus da entrada!”

Risos! Perla é mesmo hilária nos seus comentários!

“Garçom! Vamos arrumar a mesa do bolo!“

Entrada triunfal de um bolo de chocolate trufado com morangos!

Aplausos de Perla!

Entra o segundo bolo de coco, abacaxi e nozes!

“Acreditem não são de padaria! Jonas e Frida me acompanharam nas casas de bolos para comprá-los!”

E, lá vêm os garçons com reprise do bolo de chocolate e do bolo de coco...

Surpresa com tudo aquilo falei para o garçom...

“Por favor, chega...!” Boquiaberta vi a entrada triunfal de dois bolos bomba!

“Aqui para vocês duas bombas!” Grita Perla.

Gargalhadas frouxas estouram no restaurante.

Ah! Demais para qualquer um foi à entrada de mais seis bolos comentados por Perla como: simples!

Aplausos!

"Parabéns para você nesta data querida"...

Bolos para todos... mais bolos... ai, ai, ai mais bolo...

“Comam meus amigos, cada bolo conta as datas dos meus aniversários!”

Vendo que todos estavam com bolo até a tampa do gorgumilo, Perla apela!

“Garçom traga vasilhas descartáveis para que possam levar bolos para casa! Mas, não é para cobrar pelas vasilhas!”

Gargalhadas... todos choram de tanto rir com a inesperada noite da bolada!

Ah! Prepare-se para saber o final desta narrativa cômica e pouco ficcional...

Enquanto, cada um pegava sua parte no mix de bolos..., a pedido de Perla, eu entrego estampas de santos (Sagrado Coração de Jesus, Santo Expedito, São Judas Tadeu), ela, logo atrás, entrega marca livros para os amigos, comentando: “Santos das causas impossíveis! Eles são fortes nos milagres!”

Hora de ir embora! Bolos separados para fazer a festa no dia seguinte do grupo da maioridade e dos alunos da escola em que Perla trabalha.

“Garçom olha vou levar as carcaças dos bolos que elas rejeitaram!”

Olhares admirados pelo comentário inusitado da anfitriã... silêncio, mais silêncio...silêncio total...

Gargalhadas uníssonas estouram e correm pelas paredes do restaurante vulcanizando o ambiente, extrapolando as fronteiras da compreensão!