HIPOCRISIA
‘Hipocrisia é pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités". Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.’”
Já tive oportunidade de escrever um texto que retrata este tema com o titulo “A mascara”. Na verdade, cada ser humano tem o seu lado enganador ou simplesmente, como ator de teatro ele procura mostrar a tragédia humana. As mentiras, os faz de conta, a enganação e outros atributos que a pessoa não possui. Somos atropelados por estes personagens todos os dias: na religião, aquele que está cumprindo um dever social/religioso, na realidade, ao sair da igreja, já não sabe qual foi o Evangelho do dia. Já tive oportunidade de vivenciar o procedimento destes personagens onde querem ser a personificação de um santo(atos indignos de ser dito aqui), para com sua família e os outros. Os políticos, estes então, a hipocrisia saltam aos olhos. Um “João ninguém” sobe ao palanque e dispara em mostrar ao público uma figura que nunca foi e tampouco é capaz de realizar o que promete. Alguns sacerdotes e pastores que berram a todos os ventos sobre a questão da fé Cristã, mas praticam o pedofilismo e roubam descaradamente dos incautos sua última moéda. Possuem casas, carros de luxo e mansões de fazer inveja a qualquer um. Agora pergunto, de onde conseguiram tanto dinheiro?
O que podemos pensar, hoje do Sr, Lula e da Sra. Dilma, quando mentem descaradamente para 200 milhões de brasileiros sobre seus vários crimes de lesa-pátria. Essa é uma hipocrisia da mais alta qualidade.
O termo hipócrita vem desde os tempos de Jesus Cristo quando ele se dirigia aos fariseus:
O Novo Testamento da Bíblia refere-se especificamente aos hipócritas em vários lugares, em especial quando representando de maneira caricatural a seita dos fariseus, como por exemplo, o Evangelho de Mateus capítulo 23, versículos 13 a 15:
" Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”[6]

Embora o filósofo Hiócrates não tenha nada a ver com esta palavra, hoje podemos ver que na é bem assim:

O JURAMENTO DE HIPÓCRATES AOS MÉDICOS RECÉM FORMADOS

"Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade.
Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.
Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade.
A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.
Respeitarei os segredos a mim confiados.
Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão
médica.
Meus colegas serão meus irmãos.
Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes.
Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza.
Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra".

OBS: Isto não se aplica aos bons médicos que dedicam acima de tudo a sua profissão com muita dignidade.