A beleza da feiúra e o futebol
Quem ama o feio bonito lhe parece, diz o dito popular. Desde Aristóteles esse elo entre beleza e feiúra, que fala da beleza da feiúra, é um tema importante para a estética. Ovídio, poeta exilado por Augusto, escreveu que em uma mulher se deve elogiar a qualidade que mais se aproxima do defeito. Se com sobrepeso e até muito peso acima do ideal deve ser chamada de robusta, ainda não era usado o termo fofa - hoje em desuso -, se for magra ou muito magra de elegante ou elegantérrima. Enquanto a beleza é fugaz, a feiura permanece, e em uma relação a dois há mais compaixão com a feiura do que com a beleza.

Algo semelhante ocorre com o futebol, temos o hábito de torcer pelo mais fraco e a zebra - vitória do mais fraco sobre o mais forte - é sempre apoteótica para o vencedor. Na televisão há destaque também para os lances bizarros. A feiura é quem deu vezo à alteridade. Feiura tem uma ligação muito grande com a tolerância. Por mais fracassado que esteja um time de futebol o torcedor não vira a casaca, mantem-se fiel. Isso aconteceu quando o Coríntians passou mais de vinte anos sem ganhar qualquer título, mesmo com Rivelino e outros cracraços. Foi a democracia corintiana inventada por Sócrates que fez o gavião corintiano retomar a alegria de ser campeão. Campanhas feias causam revolta, pichações, mas isso é amor.

Jogdores feiosos foram cantados em prosa e verso: Garrincha - o anjo de pernas tortas - por Vinícius de Moraes; Ademir Da Guia - em sua elegância e eficiência de câmara lenta - por João Cabral de Melo Neto. Millor Fernandes citou Ronaldinho Gaúcho, no auge, como exemplo de a beleza residir então na eficiência. Será? Para o futebol isso vale. Urubu, bacalhau, gavião, porco, são símbolos de clubes de futebol ( Flamengo, Vasco, Coríntians, Palmeiras), esses símbolos fazem parte da autoimagem do torcedor.

O Vasco da Gama time de coração de grande torcida, tem o charme do vice-campeonato nas gozações de flamenguistas. As feias que me perdoem, principalmente as torcedoras do Flamengo, mas a beleza é fundamental. Faz um bom tempo que o Flamengo não ganha uma partida do Vasco, que continua a ser seu principal rival a despeito de tudo. No domingo passado, o Vasco ascendeu para a primeira divisão pela terceira vez advindo da segunda. É o time de futebol entre os grandes que mais partidas jogou na série B, triste não? Mas se dissermos isso com orgulho: É o time de futebol entre os grandes que mais partidas jogou na séria B!... Bem melhor, sim! Que assim seja, amém.
Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 30/11/2016
Código do texto: T5839392
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.