A inimiga do vício

Quando a tensão se avizinha o vício pede abrigo nas drogas ou no comportamento. Há quem as use ou realize, mas não se vicia nem em droga nem em sexo, estes podem dizer "Os vícios não gostam de mim.". Em geral manteem algum nível de tensão que os salva. Sim, o prazer do alívio seja pelo uso da droga ou compulsão sexual ( álcool, maconha, cocaína, etcetera; uso patológico da internet - voyuerismo virtual, por exemplo -, e outros) vicia, mas quando o alívio não é completo, a tensão ao invés de derrotada e violentada, se insurge e a possibilidade de não se viciar é maior.
A tensão é a causa, sofre o efeito aliviante, e, ao mesmo tempo, é a adversária do vício. A tensão ruim em geral é chamada de nervosismo ou ansiedade, a tensão  boa, poucos sabem, em medicina pode ser chamada de angústia vital, capaz de mover o indivíduo para realizações laborativas, eróticas e culturais. Mesmo a angústia desmesurada gera mais drama que vício, mais ação que apaspalhamento, a angústia faz parte de condição humana, a ansiedade, geralmente não dá em nada, ou consegue alívio ou é superada como algo mesquinho que incomoda e é combatível. Dê asas a angústia de vez em quando ou enquanto ela for constituinte, o corvo agradecerá grasnando Nunca mais, nunca mais.
Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 14/12/2016
Reeditado em 14/12/2016
Código do texto: T5852736
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.