Uma pausa para reflexão.

Final de tarde, desta quarta-feira, vinte e oito de dezembro de 2016. Clima quente, abafado, aguardando uma chuvinha para amenizaro calor. O Natal já passou, mas a decoração natalina continua. Até o dia dos Reis Magos. Período lindo, em que as famílias se reúnem para confraternizar. Momentos de paz e amor nas comemorações deste ano, no aconchego do lar, crises econômicas como há muito não se via, não permitem extravagâncias nem despesas supérfluas. Estados e Municípios atrasando ou pagando em parcelas o salário de seus funcionários.

Os dias passando e aproxima-se o final do ano em curso. Um ano de muitas dificuldades para todos, resultante dos desgovernos. Fatos marcaram a historia da política nacional em 2016. Politicos sendo investigados, outros presos, por desvios de dinheiro público, corrupção e lavagem de dinheiro. E o povo, apertando o cinto. Desemprego em alta. Medidas impopulares encaminhadas pelo Executivo e aprovadas pelo Congresso, com a finalidade de reerguer o País inadimplente pelo desequilíbrio financeiro. Novamente, pagaremos a conta, enquanto muitos com altíssimos salários, nem vão sentir as consequências dessas emendas constitucionais.

Empresas fechando as portas, inúmeras, muito desemprego, famílias aflitas, neste final de ano. O Vice-Presidente assumindo a Presidência, sem chances de concorrer nas próximas eleições, aproveita o momento e tenta com medidas duras, impor reformas à sociedade e aos governos estaduais para que o pais retome o crescimento. Todos dando sua parcela de contribuição, mas muitas pessoas vão buscar empregos onde? As contas vencem e não tem recursos para saldar. O perigo de aumento de roubos e violência é grande, a necessidade faz com que pessoas desesperadas e fracos de caráter, partam para o crime.

Muito preocupante. Novos Prefeitos assumem seus cargos nesse primeiro de janeiro. O que os espera são preocupações também, retornos de verbas federais e estaduais, atrasados. As áreas da saúde, educação e obras essenciais, girando em torno da Lei de Responsabilidade fiscal, limitando os gastos e procurando fechar o ano com equilíbrio financeiro. Pouco ou nada poderão fazer na próxima gestão.

Nos resta a esperança de um novo ano abençoado por Deus, que tenhamos paz e sabedoria para enfrentar o que vem por aí em termos econômicos e sociais.

Feliz 2017 à todos os amigos Recantistas. Que este espaço continue sendo um elo de cultura, sabedoria e amizade. Um abraço à todos.

(lumah)

lumah
Enviado por lumah em 28/12/2016
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T5865916
Classificação de conteúdo: seguro