E PRECISO ENTENDER O QUE VEM ACONTECENDO COM O PLANETA TERRA.

Toda capa vegetal do planeta é responsável pela formação das chuvas, ou seja, as árvores absorvem água do solo, eleva-a até as folhas e aí, através dos estômatos, libera umidade em forma de vapor o qual forma as nuvens denominadas cúmulos e nimbos. Por outro lado, o mar tem o papel da evaporação direta para a formação de nuvens. Como o planeta tem 75% de área marítima, sua contribuição é mais significativa. Entretanto, as chuvas só se precipitam, se os fatores de condensação e nucleação estiverem favoráveis.
O EFEITO ESTUFA- as queimadas, a queima de combustíveis fósseis (carvão, produtos e subprodutos do petróleo, assim como as fabricas de cimento e similares, a exploração de minérios de ferro e outros metais, lançam no ar milhares de toneladas de particulados e CO². Assim, estas partículas formam uma verdadeira barreira para expansão do calor da superfície anteriormente aquecida pelos raios solares.Dai, ”o efeito chaleira” que muitos cientistas costumam comentar.Dai a temperatura crescente todos os anos. A formação de baixas e altas pressões em varias partes do globo, faz com que certas regiões tem mais possibilidades de chuvas que outras; é o que vemos acontecer hoje em todo planeta.
Mas aí é que está a questão de chuvas torrenciais que habitualmente eram distribuídas de forma mais ou menos regular, não acontecem mais, porque houve um desequilíbrio atmosférico.
A FALTA DE CHUVAS CADA VEZ MAIS CRESCENTE.- Voltando ao principio da cobertura do solo pelos vegetais, tem que se levar em consideração do local onde ela está. Se nas encostas, nas várzeas ou qualquer lugar íngreme. Quando se vai num posto de gasolina abastecer o carro, nota-se que às vezes deparamos com um carro tanque reabastecendo os tanques do Posto, que já estavam vazios em vista do alto consumo das veículos. Se não se reabastecer os tanques, não haverá mais combustível disponível. Bem, assim funciona a água das chuvas. Ela tem que achar uma lugar para fazer uma reserva a qual chamamos de lençol freático. Isso acontece e formam lençóis se houver barreiras que seguram as águas que escorrem das chuvas. Estes lençóis é que são responsáveis pela formação de minas, posteriormente rios, riachos e afluentes que alimentam os grandes rios.As barreiras nada mais são do que as matas, as capoeira, etc.
Por aí se vê, se continuarmos acabando com a cobertura vegetal do planeta, a água também acaba. Estamos caminhando para esta tragédia em grande escala. Usar água do mar fica caro por qualquer método até agora descoberto. Só se for nos Emirados Arabes. (Dubai) por exemplo.
Grandes cidades ,como São Paulo tem um grande problema. As ruas e avenidas asfaltadas estão impermeabilizadas e quando vêm as chuvas torrenciais, o acúmulo de água é rápido e destruidor, os bueiros e galerias não mais suportam tal volume em questão de minutos. Toda água vinda dos morros não tem como ser acumuladas em lençóis, são enxurradas diretas e destruidoras.Os humanos tem contribuído negativamente para isto; jogando lixo nas ruas e quando vêm as chuvas, os bueiros são lacrados por este lixo. A água sobe, invade as casas residenciais, comercias e industrias, deixando um rastro de destruição e até mortes.

UMA OBSERVAÇÃO: PLANTE ÁRVORES, MILHÕES DE ÁRVORES, ESPECIALMENTE NAS ENCOSTAS, POIS ELAS SÃO A NOSSA SALVAÇÃO. FAÇA SUA PARTE, SEU DEVER DE CASA.